Moção de Aplauso à equipe que conquistou o 1º lugar em Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara
A Câmara de Mairinque aprovou, na segunda-feira (06), a Moção de Aplauso nº 15/2022 à equipe da Escola Estadual Estação Dona Catarina pela conquista do 1º lugar na categoria Ciências da Natureza Master, na 8ª Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP). O grupo premiado é formado pelos estudantes Hervelin Gonçalves e Luís Pereira, pelo professor Wesley Boracchi e o diretor Leandro Moura. Os estudantes, o professor e o diretor da escola, representado pela coordenadora Mari Dineri, receberam no Plenário a homenagem entregue pelo presidente da Câmara, vereador Edicarlos da Padaria (PSC), e pela vereadora Emily Idalgo (PT).
A equipe da Escola Estadual Estação Dona Catarina desenvolveu um projeto de reflorestamento de focos degradados da Mata Atlântica. A invenção utiliza projéteis biodegradáveis, portadores de sementes, e uma catapulta para dispará-los nas áreas a serem recuperadas. O projeto culminou na dispersão de centenas de sementes de embaúba em regiões de difícil acesso e que sofriam com queimadas.
“Dispersamos centenas de sementes de embaúba em áreas degradadas de nossa região por meio de nossa catapulta. Essa espécie é nativa da Mata Atlântica, sendo também pioneira deste bioma, o que torna ideal para iniciar o processo de reflorestamento. Os projéteis criados por nossa equipe não poluem o ambiente, pois são biodegradáveis. Nossa catapulta é um dispositivo de simples construção e mostrou-se eficaz para a dispersão das sementes. Buscamos assim, criar um dispositivo de simples construção que pode ser utilizado por mais pessoas para a recuperação ambiental", explica o resumo do projeto premiado na 8ª Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo.