Com o movimento pró-emancipação de Mairinque, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo autorizou em 1958 a realização de plebiscito para consultar a população local sobre o desmembramento do então distrito pertencente a São Roque.
A Lei Estadual nº 5285, de 18 de fevereiro de 1959, elevou Mairinque à categoria de município. Nesse mesmo ano ocorreram as eleições municipais para o mandato de 1960 a 1963. Para prefeito elegeu-se Arganauto Ortolani, tendo como vice, José Francisco dos Santos (Zé Enfermeiro).
Para vereadores, os eleitores do novo município escolheram: João Lucas Ferreira, Luiz Zaparolli, Severino Simões de Almeida, Waldemar Pereira, Abel Souto, Antonio Cesar Netto, Ataliba da Silva, João Chesini, José Angelini, Orlando Silva e Raul Cavalheiro.
No início, a Prefeitura e a Câmara Municipal ocupavam o mesmo imóvel. O primeiro prédio ficava na Avenida Francisco de Assis Pinto de Oliveira, nº 216. Em 1967, o município recebeu da Estrada de Ferro Sorocabana a doação de uma ampla área na Avenida Lamartine Navarro para a construção do atual Paço Municipal.
No ano de 1983, a sede do Poder Legislativo foi transferida para o Edifício Mayrink. A iniciativa ocorreu na gestão do prefeito José Luiz Bellini, que desde 2016 dá nome ao prédio. O edifício está localizado na Avenida Dr. Gaspar Ricardo Júnior, nº 185. A Câmara Municipal em 2020 completa 60 anos e está em sua 14ª Legislatura.
Primeiro local onde funcionou a Prefeitura e a Câmara Municipal. O prédio ficava na Avenida Francisco de Assis Pinto de Oliveira.
Atual Paço Municipal localizado na Avenida Dr. Lamartine Navarro, nº 514.
Antigo hotel, no local foi construído o Edifício Mayrink, que posteriormente se tornou a sede da Câmara Municipal e do Fórum da Comarca de Mairinque.
Fachada do Edifício Prefeito Professor José Luiz Bellini. Prédio onde está instalada a Câmara Municipal. Atualmente divide o local com o Fórum da Comarca de Mairinque.