Edifício da Paróquia São José é instituído como Patrimônio Religioso, Cultural, Artístico e Histórico de Mairinque
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara
Os vereadores da Câmara de Mairinque aprovaram em 25 de outubro o Projeto de Lei nº 52/2021, que institui como Patrimônio Religioso, Cultural, Artístico e Histórico o edifício da Paróquia São José, Esposo de Maria (Igreja Matriz). A iniciativa é de autoria do prefeito Toninho Gemente.
Conforme o relato da mensagem que acompanha o projeto, a Paróquia São José foi inaugurada em 26 de abril de 1936. Após a Paróquia ser desmembrada de São Roque, foi nomeado como primeiro vigário o abade Dom Alfonso Kiliani Heun. Em seguida veio o padre Meinrado Kruz (da ordem dos cistercienses – beneditinos), depois assumiram a Paróquia os padres chineses: José Wang, Antonio Liu, Dom Job Tchen, Chi Ming, José Yao e Pedro Siao. Na década de 1980 a Paróquia recebeu os padres Bóris Zackrajek e Paulo Mercieca e atualmente tem como atual pároco o padre Alexandre Augusto Siles.
"Por tudo que esse conjunto arquitetônico significa para o município de Mairinque, com destaque especial para a Torre do Relógio, é que propomos sua instituição como Patrimônio Religioso, Cultural, Artístico e Histórico, destacando como Patrono desse rico patrimônio, o Padre Dr. Alexandre Augusto Siles", apresenta a mensagem do prefeito.