Projeto aprovado dá nome de Professora Vanda Helfenstens Aguiar à Escola Municipal
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara
A escola infantil localizada no início da Avenida Brasil Japão, próxima ao Condominio Residencial Castanheiras receberá o nome de Escola Municipal Professora Vanda Helfenstens Aguiar, conforme o
Projeto de Lei nº 19/2020-L aprovado na segunda-feira (30) pelos vereadores da Câmara de Mairinque. A propositura que presta homenagem à memória da professora é de autoria do vereador Professor Giovani.
“É uma emoção muito grande para eu finalizar este mandato com este projeto em votação. A professora Vanda foi minha amiga de adolescência e deixa um legado para população mairinquense. Um legado sobre a importância da educação para as nossas crianças. Deixa um legado de valorização do ensino, do processo ensino-aprendizagem e da carreira docente; deixa um legado de amor. Em todos os anos que lecionou aqui em Mairinque, ela como professora foi a Vanda amiga que todos conheciam. Uma pessoa que espalhava amor por onde estivesse”, disse o vereador Professor Giovani durante a discussão do projeto.
CONHEÇA A BIOGRAFIA DA PROFESSORA VANDA HELFENSTENS AGUIAR
“Vanda Helfenstens nasceu em 24 de setembro de 1972. Morava no Bairro Moreiras e foi adotada aos cinco anos por Elza Helfenstens, professora muito conhecida em Mairinque. A jovem Vanda sempre foi boa aluna e gostava de estudar, e por isso decidiu seguir os passos de sua mãe, concluindo o curso de Magistério em 1992.
Nos cinco anos que se seguiram, "Tia Vanda", como era carinhosamente chamada por seus alunos do Ensino Infantil, lecionou em escolas dos bairros de Três Lagoinhas, Reneville e Moreiras.
Casou-se em 1993 com Agnaldo Aparecido de Aguiar, com quem viveu por 26 anos e teve dois filhos, Gabriel Helfenstens Aguiar e Bruno Helfenstens Aguiar. Em 1997 se mudou com a família para Mogi Guaçu, onde começou seus estudos em Pedagogia na Faculdade Maria Imaculada em 2002. Formada, conseguiu ser aprovada em concurso público na sua cidade de origem, sua amada Mairinque, e construiu carreira nas escolas da região até falecer precocemente em 21 de janeiro de 2019, aos 46 anos.
Uma vida breve, porém, dedicada ao que mais amava, lecionar. Deixou um legado de amor e valorização de um dos bens mais preciosos de uma nação, a educação.
Essa é a história de Vanda Helfenstens Aguiar, professora, mãe, mulher e cidadã comprometida com a educação da população de sua querida cidade natal, Mairinque.”