Vereadora Déia: Atenção a Qualidade das Águas da Represa está Caindo – Saiba mais dia 13 de maio
Fonte: Assessoria de Comunicação
Um Outdoor que esta na Av. Mitsuke me chamou a atenção já que era da Itupararanga. Não deixei de comentar com quem estava comigo quando passamos. Falei que deixaram de colocar na propaganda que a represa e seu entorno formam a nossa Área de Proteção Ambiental – APA Itupararanga, que foi instituída há menos de 10 anos por Lei Estadual. A represa Itupararanga e toda a área do seu entorno, cuja topografia favorece a canalização das águas para a própria represa, seja diretamente ou através dos córregos e ribeirões formam a APA.
A represa foi inaugurada em 1914 em terras de Ibiúna, Mairinque, Piedade, Alumínio e Votorantim. Os formadores principais são os rios Sorocabuçu que nasce em ibiúna e o Sorocamirim que nasce entre São Roque e vargem Grande Paulista. Ambos afluentes do rio Sorocaba. Toda a área da APA já inclui além dos municípios acima elencados região de Cotia, São Roque e Vargem Grande Paulista.
Infelizmente tudo muito recente e talvez essa demora juntada a outras questões se refletem na preservação da Itupararanga.
Suas águas já tiveram qualidade “ótima” que caiu para “boa” e o relatório mais recente dá conta da queda desse índice. São mais 900mil pessoas abastecidas com aquelas águas, moradores de Sorocaba, Mairinque, São Roque e Votorantim. Cada vez que cai a qualidade, mais difícil será o tratamento.
No próximo dia 13 de maio às 13 horas o conselho gestor da APA se reunirá na Câmara de Mairinque . A reunião será aberta e estamos torcendo para que as pessoas que querem saber mais da APA e conhecer o conselho participem.
O SINAL AMARELO ESTA piscando!
Conheça mais:
http://www.ambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/2012/11/07/iii-seminario-de-pesquisa-da-apa-itupararanga/
www.apaitupararanga2.blogspot.com
www.fflorestal.sp.gov.br