Vereadora Déia participou de conferência sobre assistencia social
Fonte: Assessoria Parlamentar
RESUMO DOS PRINCIPAIS TEMAS TRATADOS DURANTE A 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
Seguindo para o fortalecimento da democracia essa é a fase anterior das Conferências Estadual e Nacional da Assistência Social que acontecerá nos próximos meses. As conferências acontecem a cada 2 anos e é uma oportunidade para se entender a dimensão dos problemas, ouvir quem trabalha na área, as dificuldades, as potencialidades e traçar metas para o município cumprir até a próxima conferência.
Evidentemente que os assuntos de maior interesse são sempre os locais, mas os temas estaduais e nacionais podem e devem ser tratados com o mesmo nível de interesse. Esse é o desafio para a construção do S.U.A.S. (Sistema Único da Assistência Social) voltado ao atendimento da comunidade.
Delegados representando as partes do sistema, ou seja: usuários (cidadãos), conselheiros, prefeitura e entidades, serão eleitos durante a conferência para representarem o município e levarem as decisões aprovadas pela plenária.
Foi proposto um tema geral: Avançando na consolidação do sistema único social. Com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, programas e projetos e benefícios; e a partir dele, os grupos discutiriam e proporiam sobre:
1. Estratégias para estruturação da gestão do trabalho no SUAS;
2. Reordenamento e qualificação dos serviços assistenciais
3. Fortalecimento e Participação do controle social e
4. Centralidade do S.U.A.S. na Erradicação da extrema pobreza no Brasil.
Uma das prioridades da presidenta Dilma é o combate a pobreza. Assim sendo, a conferência é uma importante oportunidade para que técnicos, gestores, cidadãos e cidadãs, tratem da assistência social como instrumento para vencer os problemas.
É no município que as pessoas estão. E propositalmente digo estão e não moram, porque a falta de moradia é um dos problemas sociais mais sérios que existem. Inclusive para atingir as metas foi lançada a busca ativa para se chegar até as pessoas que estão em situação de pobreza ou que tenham outros problemas.