Vereador Dr. Arlindo quer prevenção contra drogas nas escolas
Fonte: Assessoria de Imprensa
Projeto de Lei do Vereador Dr. Arlindo quer implantar ação preventiva no combate às drogas no município
É intenção do parlamentar enviar ao plenário do legislativo municipal o mais breve possível, o seu novo projeto de lei que cria parâmetros para a ações preventivas no combate aos entorpecentes nas escolas do município de Mairinque.
Conforme texto do documento, o poder executivo municipal, em sua política de proteção às crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, deverá adotar os seguintes parâmetros:
- atuação preventiva nas escolas municipais realizadas por pessoas previamente treinadas e especializadas, levando informações aos alunos acerca dos riscos e conseqüências do consumo e tráfico de drogas, visando diminuir o índice de dependentes químicos nas escolas municipais;
- essas ações deverão ser permanentes, incluindo-se cursos e orientações sobre o tema, direcionadas aos educadores, funcionários, alunos e familiares;
- apoio constante às diretorias das escolas municipais de ensino fundamental, a fim de que elas desenvolvam atividades preventivas e façam a devida avaliação dos trabalhos realizados nessa área;
-empenhar esforços para que os casos de dependentes químicos comprovados possam ser encaminhados o mais rápido possível às entidades conveniadas especializadas neste tipo de tratamento;
-as associações de pais e mestres também podem contribuir nesse programa, discutindo estratégias, dando sugestões para o aperfeiçoamento das ações e participando na avaliação dos resultados.
O vereador Dr. Arlindo, autor do projeto de lei, procurou justificar a necessidade urgente de se implantar essas ações, tendo em vista a flagrante constatação do consumo de drogas em faixas etárias cada vez menores, envolvendo crianças, adolescentes e jovens do nosso município.
“Nos grandes centros urbanos já é comum observarmos crianças de até 7 anos de idade viciadas em drogas pesadas, como o crack, cola de sapateiro, solventes diversos e outras substancias químicas altamente danosas ao organismo humano. Nossa proposta visa criar mecanismos para que essa tragédia não chegue até o nosso município à partir do ambiente escolar, assegurando dessa forma a construção de uma sociedade mais justa, fraterna, saudável e pacífica. Nos dias de hoje, os entorpecentes representam o mal do século. Só com muita informação e estratégias de convencimento eficientes é que nossa sociedade vencerá esta árdua batalha”, descreveu Dr. Arlindo.
O vereador acredita na aprovação de seu projeto de lei, confiando na compreensão dos demais vereadores acerca da gravidade do problema em nossa cidade, e também espera o mesmo entendimento do executivo municipal, a fim de que façamos algo para impedir que nossa juventude continue sendo alvo dos traficantes.