Vereadores pedem segurança nas escolas e Prefeitura realiza ações preventivas
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara
Os vereadores Bruno Tam (Podemos), Rose do Cris (MDB) e Túlio Camargo (PSD) utilizaram a Tribuna, na 78ª Sessão Ordinária, realizada em 10 de abril, para falar sobre a segurança nas unidades de ensino. Diante dos casos de ataques ocorridos em escolas no país, os edis apontaram a necessidade de discussão do tema e a implantação de ações para a prevenção dessa forma de violência em Mairinque. Concomitantemente, nesta semana, a Prefeitura anunciou a realização de procedimentos visando à intensificação da segurança, bem como o combate a informações falsas que causam pânico nas escolas.
A vereadora Rose do Cris, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, propôs a realização de uma audiência pública envolvendo a comunidade escolar, membros dos poderes públicos e forças de segurança. “Nós estamos acompanhando o que está acontecendo. A preocupação de pais de alunos é frequente e se intensificou nos últimos dias. Então, nós queremos que essa audiência aconteça ainda no mês de abril para que possam sair políticas públicas, ou até mesmo projetos de leis, programas de segurança pública nas escolas e que possam garantir a segurança de funcionários, pais e alunos”, destacou a vereadora.
Conforme notícia publicada na página oficial Facebook.com/mairinquegov, a Prefeitura informou que iniciou nesta semana um pacote de iniciativas com diversas frentes de atuação, como a ampliação das rondas escolares pela Guarda Civil Municipal (GCM); o reforço da presença da Polícia Militar e a participação da Polícia Civil no combate a Fake News. Complementando a essas ações, ocorrerá a integração entre o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), educadores e GCM visando auxiliar jovens que apresentarem alteração de comportamento. "A Prefeitura pede também, a colaboração de pais e responsáveis, para que verifiquem a mochila dos filhos, evitando que jovens levam facas ou armas escondidas. Necessária também, a averiguação dos celulares de meninos e meninas, buscando saber com quem conversam e grupos que participam. Qualquer detecção de mensagem em tom perigoso, que a mesma seja imediatamente levada até a Delegacia de Polícia da cidade", orientou a Prefeitura Municipal.
ASSISTA AO TEMA LIVRE DA 78ª SESSÃO ORDINÁRIA: