Câmara autoriza Poder Executivo a criar e instituir o serviço Ronda Social
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara
Os vereadores da Câmara de Mairinque aprovaram na segunda-feira (29) o Projeto de Lei nº 4/2021, autoria do prefeito Toninho Gemente, que autoriza o Poder Executivo a criar e instituir o serviço Ronda Social em parceria com a Guarda Civil Municipal e a Secretaria Municipal de Assistência Social.
De acordo com o texto do projeto, o serviço denominado Ronda Social tem como finalidade executar ações preventivas e de proteção às crianças, adolescentes, adultos, idosos e famílias em situação de risco social, visando prevenir a violência e a criminalidade no âmbito da assistência social do município. Entre as ações estão a abordagem, aconselhamento e encaminhamento para as instituições responsáveis pela garantia dos direitos humanos. Na execução do projeto está prevista a realização de ronda diária pelas ruas e logradouros do município visando localizar e identificar as situações de risco.
"Em vista do desamparo de crianças, adolescentes, adultos, idosos e famílias expostas aos mais diversos fatores de risco social, violências, abandono e acometidas de maus tratos, o presente projeto tenta minimizar o sofrimento dessa parcela da sociedade.", apresenta a justificativa da propositura aprovada.