Câmara Municipal de Mairinque

Notícias

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
03 setembro 2019

Celebração do perdão em Mairinque

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara

Evento realizado na Câmara Municipal teve por objetivo promover a reflexão da importância do perdão.


Dezenas de pessoas se reuniram na última sexta-feira (30) no plenário da Câmara Municipal de Mairinque para refletir sobre o ato de perdoar. A exposição do tema foi realizada por meio de palestras apresentadas pelo padre Antonio Carlos Ribeiro, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida; pela pastora Marina de Melo Marques, da Igreja Assembleia de Deus Missão de Fé; e pela psicóloga Joelma Romão.  Além de munícipes e membros da sociedade civil, prestigiaram o programa os vereadores da Casa e a vice-prefeita, Jaqueline Teixeira.  

Em sua palestra, a pastora Marina de Melo Marques contextualizou a mensagem citando relatos bíblicos. Entre os quais, o do livro Gênesis, capítulo 37, que apresenta a história de José (filho de Jacó). O jovem foi traído pelos próprios irmãos, que tomados pela inveja o venderam como escravo. Segundo a narrativa bíblica, José se tornou um dos principais do Egito e, mais tarde, teve a oportunidade de perdoar os irmãos e os socorrer da miséria.  Conforme a mensagem da pastora, para vivermos em paz se faz necessário perdoar. “Nos sentimos perdoados quando perdoamos”, ressaltou.

O padre Antonio Carlos Ribeiro alertou sobre os malefícios causados por ressentimentos. “Temos uma população doente por falta de perdão”, avaliou. O padre citou a atitude de Jesus ao ser questionado até quantas vezes devemos perdoar o próximo, ao que o Cristo respondeu: até 70 vezes sete. “O perdão deve ser constante; uma coisa que não tem fim. Sempre que for necessário, é necessário darmos o perdão”, explicou. 

Para a psicóloga Joelma Romão o perdão é ter a condição de viver de forma mais leve. Não é algo automático, mas uma decisão. “Somos responsáveis pelos nossos atos, por isso o perdão é uma escolha.” A psicóloga falou também sobre a importância de ressignificar os sentimentos, dando novo sentido a acontecimentos que geram mágoas. “É simples, mas é trabalhoso. Você tem que praticar todos os dias. Você tem que se permitir todos os dias. Olhar  os comportamentos, perceber os sentimentos e ressignificar de uma forma positiva.”


O DIA DO PERDÃO EM MAIRINQUE

Desde 2015 o Dia Municipal do Perdão, 30 de agosto, faz parte do Calendário Oficial de Datas e Eventos de Mairinque. A data foi instituída pela Lei nº 3210/2015, autoria do vereador Kioshi Hirakawa. Todos os anos, costumeiramente são realizadas palestras objetivando a reflexão da importância desse ato para nossa vida.

Segundo o vereador Kioshi Hirakawa, a criação da Lei Municipal foi inspirada na Lei que institui o Dia Nacional do Perdão, aprovada pela Câmara Federal em 2015 e sancionada pelo presidente da República em 2017 (Lei nº 13.437/2017). De autoria da então deputada Keiko Ota, a data foi escolhida em alusão ao dia ao dia da morte de seu filho, Ives Ota, sequestrado e assassinato aos 8 anos, em agosto de 1997. 

Keiko juntamente com o marido, Masataka Ota, fundaram o Movimento Paz e Justiça Ives Ota, uma ONG cujo objetivo é conscientizar que, somente através do perdão a verdadeira paz se instala na vida. 

“Esta data que celebramos em Mairinque tem por objetivo trazer luz à necessidade do perdão como instrumento de paz para a alma dos que são atingidos por qualquer forma de violência, ou mesmo para as pessoas que se encontram envolvidas em dificuldades de relacionamento”, explicou o vereador Kioshi Hirakawa, autor da Lei Municipal nº 3210/2015. 

Galeria de fotos


Pesquisar Notícias

INFORMAÇÃO DE CONTATO

Av. Dr. Gaspar Ricardo Jr, 185 - Centro - Mairinque - SP - 10120-000

Ligue para nós

11 4708-2910 | 4708-4211

11 4708-4764 | 4718-4690