Câmara apoia o Outubro Rosa
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara
Câncer de mama ainda é o tipo que mais acomete as mulheres brasileiras. Caso seja diagnosticado precocemente, as chances de cura são de 95%.
Em apoio ao movimento Outubro Rosa, funcionários da Câmara de Mairinque vestiram-se com a cor da campanha para chamar a atenção para a causa do câncer de mama. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres brasileiras. A expectativa é a de que ocorram 59.700 novos casos até 2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.
De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Mastologia, medidas simples podem contribuir para a prevenção da doença, como a prática de atividades físicas, alimentação saudável, e é claro, a realização de exames preventivos, como a mamografia.
É recomendado que, toda a mulher a partir dos 40 anos realize a mamografia anualmente. Este é considerado o exame mais eficiente para identificar microcalcificações que podem representar o sinal mais precoce de malignidade ou nódulos menores que 1 centímetro, que não é possível apalpar clinicamente. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em até 95% dos casos.
Sintomas do câncer de mama: A mulher deve procurar ajuda de um mastologista em casos de caroço, vermelhidão, pele endurecida, áreas estufadas, feridas, coceiras, saída de líquido do bico do peito (sem apertar) de cor vermelha ou transparente como a água ou local endurecido.
[Fonte: Sociedade Brasileira de Mastologia]