Vereadores aprovam Orçamento Impositivo
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara
Emenda à Lei Orgânica do Município garantirá à edilidade apontar onde os recursos orçamentários devem ser destinados.
Em 10 de setembro, os vereadores da Câmara de Mairinque aprovaram em segunda discussão o Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 63/2018, que dispõe sobre o Orçamento Impositivo. Devido a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2019 já estar sancionada, a nova medida passará a vigorar a partir de 2020.
De acordo com a Emenda, será obrigatório ao Poder Executivo a execução orçamentária e financeira da programação incluída por emendas individuais do legislativo Municipal em Lei Orçamentária Anual, de maneira igualitária, independente de autoria.
No entanto, conforme o texto da propositura, essas emendas individuais serão aprovadas no limite de 1,2% da receita prevista no projeto encaminhado pelo Poder Executivo. A metade deste percentual deverá ser destinada a ações e serviços públicos de saúde, vedando a destinação para pagamento de pessoal ou encargos sociais.
Caso o Poder Executivo encontre impedimentos de ordem técnica nas propostas, fica desobrigado à realização das mesmas. Já a não execução da programação orçamentária das emendas parlamentares que não tiverem impedimento, implicará em crime de responsabilidade.