Projeto incentiva o protagonismo social de estudantes
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara
Estudantes de escolas municipais desenvolvem projetos visando ajudar a comunidade.
A Escola Municipal Emília Miranda Borges Pereira, no dia 10 de agosto, inaugurou o projeto Eco Escola – Plantando a Semente do Amanhã. A ação é um dos resultados do trabalho desenvolvido há oito anos pelo Instituto Tortuga DSM em parceria com a Secretaria de Educação de Mairinque. Estiveram presentes, o diretor da Totuga, Felipe Sales; Cristina Rodrigues, coordenadora de ações sociais do instituto; professores e direção da escola, e o presidente da Câmara, Kioshi Hirakawa.
O projeto Eco Escola – Plantando a Semente do Amanhã é um dos três escolhidos das 12 escolas municipais que participaram do programa do Instituto Tortuga, realizado em 2016. O desenvolvimento da ideia contou com a ajuda de colaboradores da DSM e de voluntários da comunidade. Ao lado da escola foi construída uma cisterna para captação da água da chuva. O espaço também recebeu a implantação de uma horta com um sistema de compostagem.
“Com muita satisfação e alegria, hoje nós podemos dizer: a meta foi alcançada. A satisfação é de 100%. Só que não para aqui. As turmas que virão terão de fazer acontecer cada dia mais. Estamos extremamente felizes por tudo isso”, afirmou a professora Gilmara Cabrini dos Santos, diretora da Escola Emília Miranda Borges Pereira.
Projeto Jovem Profissional
O Instituto Tortuga é uma organização sem fins lucrativos subsidiado pela DSM – empresa multinacional com fábrica de suplementos nutricionais em Mairinque. A parceria do instituto com o município começou em 2010. Todos os anos, a unidade industrial da DSM de Mairinque recebe os alunos do 9º ano das escolas municipais para participar do Projeto Jovem Profissional. Além de favorecer a identificação de oportunidades profissionais existentes no município aos estudantes, o projeto também envolve colaboradores da empresa e comunidade.
Em 2016, como parte da ação social de sustentabilidade do instituto, 12 escolas municipais foram incentivadas a elaborar projetos sociais ou ambientais para que fossem avaliados e julgados por uma comissão formada por integrantes da DSM. Os projetos escolhidos foram:
Primeiro lugar: Escola Horácio Ribeiro, com o projeto “Escola & Comunidade”, cujo objetivo foi construir uma oficina para a produção de artesanato através da reutilização de material reciclável. Os recursos provenientes da venda dos artesanatos são revertidos para entidades do município. A sala foi inaugurada em outubro do ano passado.
Segundo lugar: Escola Emília Miranda Borges, com o projeto “Eco Escola Plantando a Semente do Amanhã”. Na instituição foi implantada uma cisterna para aproveitamento da água da chuva. Posteriormente houve a construção de sistema de compostagem e de horta que receberá irrigação com água captada pela cisterna.
Terceiro lugar: Escola Maria Ignes Blanco Abreu (Miba), com o projeto “Sala Multimídia”, no qual será criado um ambiente conectado com diversas mídias; visa melhorar o desempenho dos alunos em atividades práticas, como: ensaios artísticos, apresentação de seminários, experimentos científicos, etc. A inauguração deste projeto está previsto para ocorrer em breve.