Vereador Dr. Arlindo homenageia D. Léia do Correio
Fonte: Assessoria de Imprensa
Odaléia Lyra Leite, a dona Léia do Correio, é homenageada na sessão solene da Câmara
Por iniciativa do Vereador Dr. Arlindo, que através de sua propositura concedeu-lhe o título de Cidadã Mairinquense, a Sra. Odaléia Lyra Leite carinhosamente conhecida como a dona Léia do Correio, foi homenageada na sessão solene da Câmara de Marinque alusiva ao aniversário do município, realizada no dia 23 de outubro nas dependências do Centro Educacional e Cultural de Mairinque (antigo cinema da SRM).
Dona Léia tem uma rica e importante história dentro da vida de Mairinque. Chegou aqui no ano de 1946 juntamente com seu esposo, Sr. Milton Cardoso Leite, que trabalhava na Estrada de Ferro Sorocabana. Ela conta que naquela época, a administração dos Correios era concedida a moradores locais e quem estava no comando até então era a Dona Zeza Siedler; mas que estava pretendendo se afastar da atividade, e ofereceu à Dona Léia a oportunidade de dar seqüência ao trabalho dos Correios em Mairinque. Ela aceitou de bom grado e pelos 30 anos seguintes foi a responsável pelas correspondências em Mairinque.
“Aquele local sempre foi um ponto de encontro das pessoas, e eu muitas vezes ouvi desabafos de pessoas necessitadas, relatos de momentos alegres e tristes, histórias da vida real. Também aconselhei muitos jovens e com muito prazer recebia as crianças que vinham buscar as correspondências. Naquela época a agência dos Correios funcionava em minha própria casa”, conta saudosa a Dona Léia.
O Vereador Dr. Arlindo também comenta a importância de Dona Léia na vida mairinquense: “Foi uma honra muito grande poder homenagear essa figura ilustre de nossa cidade. Dona Léia além de ser uma figura humana extraordinária, mãe e esposa carinhosa, foi uma pioneira de Mairinque, exercendo por décadas a importante função de responsável pelos Correios em nosso município. Colaborou também na construção da BHM e nas inúmeras atividades filantrópicas do Lions Club de Mairinque. Uma mairinquense dessa magnitude merece, sem dúvida, o reconhecimento público do Legislativo Municipal com a concessão do Título de Cidadã Mairinquense”, destacou o vereador.