Câmara de Mairinque realiza a Primeira Sessão Utilizando Tablets
Fonte: Assessoria de Comunicação
Presidente da Câmara checando arquivos no novo aparelho antes da sessão
Durante a 28ª sessão, da 13ª legislatura de Mairinque, os Vereadores utilizaram tablets pela primeira vez no lugar das folhas impressas, gerando uma economia de 1638 folhas de sulfite em apenas uma sessão. Desde o início do ano o Presidente Teixeira da Combloco (PPL) e a mesa composta pelo Vereador Giovani (PT), Vereador Biula (PPS) e Vereadora Prof. Selma (PSD) estudavam as possibilidades a fim de efetivar a implantação e, para que o projeto pudesse acontecer, os Vereadores aprovaram a alteração do regimento interno.
O inciso V do artigo 79 do regimento proibia a utilização de aparelhos eletrônicos no plenário, o projeto foi proposto pela mesa e aprovado por unanimidade no dia 21 de setembro, excluindo o texto que proibia o uso.
O Presidente Teixeira afirma que “a tecnologia está à disposição para facilitar as nossas vidas. Fizemos uma estimativa que entre janeiro e setembro de 2012 a Câmara utilizou quase 30 mil folhas de sulfite durante as sessões, além do custo com papel, temos o custo da tinta para impressão e o tempo do funcionário que realiza as cópias. Sem contar que a economia de papel é, por si só, uma atitude de preservação ambiental”.
A Câmara comprou 15 aparelhos Samsung Galaxy modelo GT-P5100 com custo total de R$ 23.085,00. Além dos 13 Vereadores, o Secretário Geral e o Departamento de Comunicação também estão utilizando os novos aparelhos eletrônicos.
Essa não é a primeira vez que Teixeira participa de uma mudança tecnológica na Câmara de Mairinque. No ano de 2010, durante a 12ª legislatura, cumprindo seu segundo mandato e também presidente, Teixeira criou e implantou a TV Câmara que permite aos munícipes acompanhar as sessões ao vivo pelo site www.camaramunicipaldemairinque.com.br
Além disso, Teixeira solicitou esse ano uma nova proposta para modernização da TV Câmara, que inclui a utilização de câmeras remotas, produção de notícias em vídeo e entrevistas periódicas com os Vereadores. De acordo com o Presidente “a proposta de modernização está pronta, fizemos um estudo de equipamentos e custos, agora estamos vendo se é possível fazer com orçamento de 2013. Se não couber no orçamento de 2013, encaminharei a proposta ao próximo presidente”.