Gripe Suína: Projeto de Lei do Vereador Teixeira cria programa de prevenção
Fonte: Assessoria de Imprensa
Projeto de Lei de autoria do Vereador Teixeira institui programa de prevenção à Gripe Influenza A (H1N1) no município
Preocupado com a evolução da doença em nossa região, inclusive com caso de morte já registrado em Mairinque, o Vereador Teixeira elaborou Projeto de Lei que institui campanha de orientação e prevenção sobre a Gripe Influenza A (H1N1) conhecida popularmente como “Gripe Suína”. Seu teor é bastante abrangente, mas vamos destacar aqui as principais medidas que serão implantadas no município com a entrada em vigor da campanha:
- DISPONIBILIZAÇÃO OBRIGATÓRIA DE GEL ANTISSÉPTICO (ALCOOL EM GEL) AO PÚBLICO NOS ESTABELECIMENTOS PÚBLICOS;
- DISPONIBILIZAÇÃO OBRIGATÓRIA DE GEL E MÁSCARAS PROFILÁTICAS (TIPO CIRÚRIGICA) PARA PROTEÇÃO DE PACIENTES E FUNCIONÁRIOS DE SAÚDE;
- Divulgação, em todos os meios disponíveis, a respeito da doença, formas de prevenção, diagnósticos, tratamentos e toda e qualquer informação relevante sobre o tema.
As justificativas
Teixeira detalha os motivos que o levaram a propor a implantação dessa campanha: “O aumento da incidência dos casos de gripe suína em nossa região e as medidas de prevenção que estão sendo implantadas pelo Brasil afora, nos levaram a trazer para Mairinque esses mecanismos de controle da doença. A higienização com o gel antisséptico é um dos meios mais eficazes para se evitar a transmissão e o contágio da nova gripe, devendo ser disponibilizado em postos de saúde, banheiros públicos, bibliotecas, creches, escolas, prefeitura, obra social, parques e praças. A divulgação maciça através dos meios de comunicação disponíveis no município e também da internet, levando ao público todas as informações relativas à doença, os meios preventivos e os registros dos casos, consistem em uma barreira para conter o avanço da doença em nossa região. Nossa intenção não é criar um estado de pânico, mas sim, orientar e prevenir a população, que tem o direito e a obrigação de saber o que ocorre de fato no município”, concluiu o Vereador Teixeira.