Reconhecimento a iniciativas de promoção da cultura raiz, da história local e da inclusão
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara
Na última terça-feira, 25 de março de 2025, foram aprovadas quatro moções de aplauso:
MOÇÃO DE APLAUSO Nº 21/2025
De autoria do vereador Paulo Marrom, a moção foi destinada ao músico Valdenir Aparecido Rodrigues, conhecido como Val Viola, em homenagem à sua trajetória artística e sua contribuição na preservação da cultura raiz. Atualmente em dupla com Marcos Reis, Val Viola já levou sua música a diversas cidades do Brasil e participou de programas de TV. Além disso, foi instrutor musical de 2004 a 2012, ensinando centenas de pessoas a tocar viola caipira e ajudando na formação de novos músicos.

MOÇÃO DE APLAUSO Nº 24/2025
Proposta pelo vereador Edicarlos da Padaria, a moção foi concedida a João Roberto Pinto de Figueiredo, o "Pelica", pela sua dedicação em valorizar e preservar a história de Mairinque. Natural de São Paulo e residente em Mairinque desde a infância, Pelica se envolveu com a cultura local e exerceu papéis importantes na Sociedade Recreativa de Mairinque, além de contribuir com políticas públicas na área cultural do município.

MOÇÃO DE APLAUSO Nº 25/2025
A moção foi concedida à Isabella Luiza Guilherme Guazzelli, jovem de 22 anos, por sua inspiradora trajetória de inclusão e valorização da diversidade. Isabella tem se destacado como nadadora profissional, representando o Projeto Superação de Mairinque e a Associação JR de São Paulo. Além disso, concluiu recentemente o Curso de Educação Física pela Uniasselvi, em Mairinque, e é exemplo de superação, contribuindo para a promoção de um ambiente mais inclusivo para pessoas com deficiência.

MOÇÃO DE APLAUSO Nº 29/2025
O vereador Cris Pneus também foi responsável pela Moção de Aplauso nº 29/2025, que reconheceu Gabriel Biaggi dos Santos, de 32 anos, pelo seu destaque como atleta da CBDI (Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais) e do Projeto Superação. Gabriel, que treina nas modalidades de atletismo e natação, representou o Brasil nos Trissome Games de 2018, no México, e de 2024, na Turquia, promovendo a inclusão e igualdade de oportunidades no esporte.