Setembro Amarelo em Mairinque: unindo forças contra o suicídio
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara
A Lei Municipal nº 3888/2021, autoria do prefeito Toninho Gemente, estabelece no calendário oficial do município este mês como o período dedicado à campanha Setembro Amarelo. Um chamado ao compromisso com a saúde mental, promovendo a discussão sobre esse assunto junto aos Poderes Públicos e à comunidade.
O Setembro Amarelo é uma campanha que visa aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio. A escolha do amarelo como cor simbólica remete à ideia de alerta, de sinalização para a importância de se falar abertamente sobre o assunto e buscar apoio. Muitas vezes, as pessoas que estão passando por momentos difíceis sentem-se isoladas e não encontram um espaço seguro para compartilhar seus sentimentos e desafios. O Setembro Amarelo procura romper esse silêncio, incentivando conversas construtivas que possam salvar vidas.
Através de debates, palestras, workshops e ações informativas, a comunidade é envolvida em diálogos significativos sobre os fatores de risco, os sinais de alerta e as estratégias de apoio para aqueles que estão enfrentando dificuldades emocionais, a campanha também enfatiza a importância de se buscar ajuda profissional.
À medida que Mairinque se compromete com o Setembro Amarelo, a cidade não apenas promove a conscientização sobre o suicídio, mas também se transforma em um ambiente onde as pessoas se sentem apoiadas e compreendidas.
BUSQUE AJUDA
O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária todas as pessoas que querem conversar. Ligue 188.
[Imagem: gov.br]