Creche no São José e Praça da Juventude, conquistas do povo de Mairinque.
Fonte: Assessoria de Imprensa da vereadora
A vereadora Déia (PT) encontrou-se com as mulheres do bairro Terras de São José para levar a notícia de que a creche daquele bairro será, finalmente, construída. A unidade Pró-Infância, do Ministério da Educação será implantada ao lado do Tamura, no alto do Terras de São José. O prédio da creche terá 1.200 m2, padrão do Ministério da Educação e o governo federal já autorizou recurso de R$ 1.313.138,32 . A creche é uma das grandes reivindicações daquela comunidade, onde muitas crianças são atendidas nas unidades do Jd. Cruzeiro, Nova Mairinque e CDHU. Em Mairinque, todos os anos, há insuficiência de vagas nas creches para atender a demanda existente, realidade que vem afetando consideravelmente não apenas as crianças, mas também seus pais e a comunidade. Ocorre que muitas crianças permanecem sob os cuidados de alguma pessoa ou de irmãos mais velhos para que os pais possam trabalhar, ao invés de permanecerem, adequadamente, nas creches.
“Nesses dois anos de mandato, por duas vezes enviamos ofícios (043/2009 e 023/2010) aos órgãos do Governo Federal ressaltando a importância de creche para o referido bairro e para outros bairros”, destaca a vereadora.
Em 2009 eram 100 crianças na Creche Olga (Nova Mairinque), 55 na creche CDHU, 122 na creche Modesta J. Russo (Recanto), 140 na Eva Xavier (Jd. Cruzeiro) e 110 na Benedita Bretas Cruzeiro (Jd. Cruzeiro) totalizando 527 crianças.
“Há filas de espera por vagas em todas as unidades e não temos números exatos, porque essas listas não são disponibilizadas. O apropriado seria a prefeitura estabelecer protocolo para garantir atendimento por ordem de solicitação”, explica a vereadora.
Ainda segundo a vereadora, as mães afirmam que a prefeitura não cumpre com esse dever e compromisso e reiteram: sem um movimento articulado continuam sem atendimento.
Tomando como exemplo o prédio da creche da Vila Granada pode-se constatar que o mesmo ficou concluído e permanece fechado desde o ano passado. Em declaração do dia 21/10/2009, há oito meses, o prefeito Dennys Veneri afirmou: “O prédio está pronto e o atendimento será regularizado em breve (...). Teremos condições de ampliar o atendimento de novas crianças que estão na lista de espera, das creches”.
A Creche integra a Educação Infantil garantida na Lei Federal de Diretrizes da Educação(LDB) Nª9394/96, que determina o atendimento à Educação Infantil, inciso I e II do artigo 30 da referida lei.
A vereadora diz que está indicando à prefeitura que se faça estudo sobre a possibilidade de adequar espaço junto às EMEIs da Vila Sorocabana, Lagoinha e Vila Barreto para a instalação de creches o mais rápido possível. Ela conta que na Emei Lagoinha há, desde 1997, uma sala com banheira instalada, entre outros itens, a qual nunca foi utilizada e reforça tratar-se de proposições que insiste dada a urgência da situação.
Ela aproveitou para anunciar também que o governo federal liberará, para a Praça da Juventude do município, R$1.599.360 através dos Ministérios da Justiça e Ministério do Esporte, para a construção de um centro de convivência, pistas de atletismo e ginásio de esporte.
Os convênios da creche e da praça da juventude serão apreciados pela Câmara em Sessão Extraordinária no dia 16 de julho às 18 horas.