17 junho 2020

Câmara de Mairinque lamenta a morte da professora Livia de Oliveira

Mairinquense era considerada uma referência na alfabetização cartográfica no Brasil

Na abertura da sessão ordinária virtual realizada em 8 de junho, por iniciativa do presidente da Câmara de Mairinque, Pastor Kennedy Marques, foi apresentada Moção de Pesar pelo falecimento da geógrafa, pesquisadora e professora Livia de Oliveira. Ela era professora titular emérita do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da  Unesp, em Rio Claro, SP.

A professora Livia Oliveira nasceu em Mairinque no dia 27 de agosto de 1927. Era filha do agricultor Joaquim de Almeida Oliveira e da professora Altina Júlia de Oliveira (que dá nome a um colégio do município). Seu avô materno, Francisco de Assis Pinto de Oliveira, de família de tropeiros, foi um dos primeiros proprietários de terras no início da então Vila de Mairinque.

Em Sorocaba, Livia frequentou a Escola Normal Municipal, onde se diplomou como professora primária aos 17 anos. Em seguida, decidiu estudar Enfermagem em São Paulo, mas foi na Geografia que encontrou a sua vocação. No ano de 1954 entrou no primeiro curso noturno da USP. Quando se formou, aceitou o convite da mãe para voltar a Mairinque.

Em 1962 foi convidada a ministrar a disciplina de Didática Especial de Geografia à primeira turma de formandos em Rio Claro. Em 1967 concluiu o doutorado com a tese “Contribuição ao Ensino da Geografia” – sendo a primeira no Brasil  a tratar especificamente do ensino da disciplina. Na época, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro fazia parte da Universidade de Campinas. A sua tese de livre-docência intitulada “Estudo metodológico e cognitivo do mapa”, se tornou livro e uma grande referência para a Cartografia Escolar.

Por meio do trabalho da professora Livia se abriu a possibilidade de as crianças compreenderem bem os mapas e os atlas, que até então possuíam uma linguagem restrita aos adultos.  A contribuição de Livia à Geografia foi tamanha que em 2009, a seção brasileira da Associação Cartográfica Internacional criou o concurso Livia de Oliveira de Cartografia para Crianças; e em 2011 ela recebeu o título de comendadora, conferido pela Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC).

Livia de Oliveira feleceu em 6 de junho, aos 92 anos, por falência de órgãos. Ela era solteira, deixa dois irmãos e sobrinhos, sobrinhos-netos e sobrinhos-bisnetos.