16 junho 2020

Câmara apresenta Moção de Congratulação à comunidade nikkei

Homenagem visa destacar a contribuição da comunidade para o desenvolvimento de Mairinque

Em 18 de junho é comemorado o Dia da Imigração Japonesa. Em Mairinque, a data foi instituída pela Lei Municipal nº 2700/2007. Também neste ano completam-se os 125 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e o Japão. Este acordo viabilizou a vinda dos imigrantes japoneses. Outro fato importante a ser celebrado em 2020 são os 30 anos da comunidade brasileira na "Terra do Sol Nascente".

Considerando a importância destes fatos que contribuíram para o desenvolvimento do município de Mairinque, a Câmara Municipal aprovou na segunda-feira (15) a Moção de Congratulação nº 12/2020 aos imigrantes japoneses e seus descendentes. A propositura é de autoria do primeiro-secretário da Câmara, vereador Kioshi Hirakawa. A homenagem será encaminhada ao presidente da Associação Cultural de Mairinque (ACM), Tetsuo Akatsuka; ao presidente da Associação Recreativa Esportiva Setubal (Ares), Jorge Obara; ao Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social (Bunkyo), Renato Ishikawa; ao Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi.

“É importante destacar a contribuição da comunidade nikkei para o desenvolvimento do nosso município. Estamos aqui há praticamente 70 anos, e é com muito orgulho que falo que a comunidade japonesa aqui tem alcançado sucesso em todos os aspectos, tanto  na vida profissional quanto social”, comentou Kioshi Hirakawa.