01 agosto 2023

Agosto Lilás: Mês de Conscientização sobre a Violência Doméstica e suas Espécies

No mês de agosto, vestimos a cor lilás e unimos forças para conscientizar a sociedade sobre um tema crucial: a violência doméstica e suas diversas formas de expressão. A Lei nº 3973/2022, sancionada pelo prefeito Toninho Gemente, estabelece como o "Mês de Agosto Lilás – Mês de Conscientização sobre a Violência Doméstica e suas Espécies". Essa importante iniciativa visa promover a sensibilização, prevenção e combate a esse grave problema que afeta inúmeras pessoas em todo o mundo.

A violência doméstica é uma realidade triste e devastadora que atinge homens, mulheres e crianças, independentemente de sua idade, raça, orientação sexual ou condição socioeconômica. Ela se manifesta de diversas maneiras, seja por meio de violência física, emocional, sexual, patrimonial ou psicológica, deixando cicatrizes profundas e duradouras nas vítimas.

O Mês de Agosto Lilás busca romper o silêncio que envolve a violência doméstica, oferecendo um espaço para a conscientização e o diálogo. É um momento para educar, informar e mobilizar a sociedade em prol da erradicação desse problema, garantindo que as vítimas sejam ouvidas, acolhidas e protegidas.

A mobilização é fundamental para incentivar as vítimas a romperem o ciclo de violência e buscarem ajuda, além de sensibilizar a comunidade como um todo para que se torne parte ativa na prevenção e no enfrentamento desse problema. Através da conscientização e da educação, podemos criar uma sociedade mais empática, solidária e comprometida em eliminar a violência doméstica. Juntos, podemos fazer a diferença e contribuir para um futuro onde todos possam viver com segurança, dignidade e respeito.