30 junho 2022

Moção de Aplauso à Associação Mairinquense de Preservação Ferroviária (AMPF)

Em reconhecimento e incentivo ao trabalho realizado na preservação do passado para a valorização do futuro, a Câmara de Mairinque aprovou, em 27 de junho, a Moção de Aplauso nº 22/2022 à Associação Mairinquense de Preservação Ferroviária (AMPF). A iniciativa da vereadora Rose do Cris (MDB) homenageia aqueles que resgatam a história de Mairinque e sua origem por meio da preservação do patrimônio histórico.

A AMPF, constituída em 2006, é uma entidade civil, sem fins lucrativos, apolítica e partidária, de caráter cultural, sócio pedagógica, instrutiva e recreativa. Está localizada na Avenida 27 de Outubro, 135, antigo "Armazém de Abastecimentos dos Ferroviários". A associação tem como missão resgatar a história de Mairinque e sua origem ferroviária através da preservação material e imaterial do patrimônio histórico, cultural e arquitetônico de nossa região, bem como valorizar a pessoa do ferroviário e de seu trabalho como peça fundamental no desenvolvimento do país.

Em maio deste ano, a AMPF inaugurou a Sala de Acervo Fotográfico "João Roberto Pinto de Figueiredo" (Pelica). No espaço, há exposição permanente de fotografias históricas, que passaram por tratamento digital e foram emolduradas com vidro antirreflexo. As imagens expostas são de diversas fontes e resgatam a identidade de Mairinque. A Sala de Acervo Fotográfico faz parte do itinerário do programa de educação patrimonial promovido pela entidade junto às escolas públicas de Mairinque, que em passeio monitorado, conta a história do município, começando na sede da associação, e segue pelos prédios antigos da Vila Mayrink, entre os quais estão a Estação Ferroviária, as casas da Rua Matheus Maylaski e Avenida Gaspar Ricardo Jr., a Escola "Villaça", a SRM, a Igreja Matriz de São José e a locomotiva Cecília.

A AMPF disponibiliza o Museu Virtual por meio do site ampfmairinque.org. No site possível realizar pesquisas sobre acervos ferroviários e obter informações históricas da Estrada de Ferro Sorocabana e de Mairinque.