Câmara Municipal de Mairinque

Estado de São Paulo

13 de dezembro de 2018

Jornal da Câmara

voltar

Notícias do Legislativo

Comissão Temporária de Turismo Ferroviário apresenta relatório final
19/10/2018

Fonte - Assessoria de Comunicação da Câmara

Vereadores analisaram as possibilidades para o desenvolvimento de ações no município visando o fortalecimento do turismo local.

Presidida pelo vereador Túlio Camargo e tendo como membros os vereadores Pastor Kennedy e Rodrigás, a Comissão Temporária de Turismo Ferroviário apresentou em 15 de outubro o relatório final da análise dos fatos relacionados ao Turismo Ferroviário de Mairinque.  O parecer foi recebido para apreciação da edilidade e
está à disposição dos interessados no assunto. 

Inaugurada em 1906, a Estação Ferroviária Mayrink é considerada a primeira construção em concreto armado da América Latina. Devido à história do município estar fortemente ligada à ferrovia, houve a necessidade de um estudo junto aos órgãos competentes, com o intuito de verificar a possibilidade de criar ações que fomentem o turismo local, como a revitalização da Estação e a implantação do trajeto turístico ligando as cidades de Mairinque e São Roque.

 

REVITALIZAÇÃO DA ESTAÇÃO MAYRINK

Em visita à estação, a comissão constatou que o prédio carece de um amplo projeto de revitalização, com a execução de manutenção hidráulica, elétrica, pintura entre outros serviços necessários. Diante dos fatos analisados, foi encaminhado ao Executivo o Requerimento nº 294/18, solicitando informações sobre as obras de restauração anunciados pela Prefeitura no ano de 2015.

Em resposta ao Requerimento, o Executivo informou que não localizou projeto que contemple a restauração da Estação Ferroviária. Informou ainda que qualquer obra na Estação deverá ser autorizada pelo escritório de arquitetura "Helena Ayoub & Arquitetos Associados", escritório vencedor de um concurso de seleção de projeto de restauração, promovido pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). Conforme informações apresentadas pelo parecer da Comissão, o custo das obras de revitalização deve ultrapassar R$ 3 milhões.

Conforme o relatório apontado pela comissão, o trecho férreo que interliga Mairinque a São Roque necessita de uma ampla manutenção, e esta deve ser feita pela Rumo Logística, detentora da concessão do trecho. Além disso, a Rumo precisará fazer a devolução do mesmo à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Após a devolução, a CPTM poderá conceder o uso de um trecho férreo da via para a implantação do projeto turístico.

Em relação à implantação de Trem Intercidades, ligando Sorocaba a São Paulo, passando por Mairinque e São Roque, foi encaminhado o Requerimento nº 304/2018 ao Executivo para que solicitasse informações aos órgãos competentes em nível estadual sobre a implantação da linha férrea. De acordo com o Ofício 590/2018, o Executivo informou que foi expedido ofício para encaminhamento e esclarecimentos da CPTM. Segundo a mensagem do Executivo, assim que o Requerimento for protocolado na CPTM, encaminhará cópias à Câmara.


HORÁRIO DE EXPEDIENTE Segunda a sexta-feira das 8h às 17h30 exceto nos feriados e pontos facultativos
HORÁRIO DE PROTOCOLO Segunda a sexta-feira das 11h às 16h exceto nos feriados e pontos facultativos
SESSÕES ORDINÁRIAS Segundas com início às 18h exceto nos feriados e pontos facultativos

Avenida Dr. Gaspar Ricardo Júnior, 185 - Centro - Mairinque-SP - Cep: 18120-000
Tel.: 11 4708-2910 | 4708-4211 | 4718-4764 | 4718-4690
Copyright©2016 Câmara Municipal de Mairinque - Todos os direitos reservados
Produzido por Olé Web Comunicação