12 de dezembro de 2018

Empresa apresenta trabalhos realizados em Mairinque
22/06/2018

Fonte - Assessoria de Comunicação da Câmara

O engenheiro florestal da Fibria explicou sobre o manejo de eucaliptos em áreas localizadas no município.

No dia 21 de junho, o engenheiro florestal Rafael Henrique Baroni, coordenador de meio ambiente florestal da empresa Fibria, prestou esclarecimentos sobre o manejo dos eucaliptos, desde plantação, corte, e os implementos utilizados. A apresentação foi realizada no Plenário da Câmara. Entre os presentes, estiveram: Waldnir Gomes Moreira da APA Itupararanga; Ely Queiroz do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura de Mairinque; vereadores Kioshi Hirakawa, Zé da Vaca, Abner Segura, André do Bar, e o chefe de gabinete Justo José da Silva, representando o vereador Pastor Kennedy.

Conforme informações apresentadas na reunião, a área da Fibria é arrendamento da Fazenda Gir, pertencente à CBA. O modelo adotado é o de silvicultura (plantação de floresta). Ao final de sete anos é realizado o corte e reiniciado o plantio. De acordo com o engenheiro, o micro-planejamento segue as leis ambientais, o código ambiental.

A fazenda possuiu 2.600 hectares e está dividida entre os municípios de Alumínio, Votorantim e Mairinque. Em Mairinque, a área é de aproximadamente 900 hectares, com 281 hectares de área de preservação. Destes, quase 100 hectares estão degradados, mas serão recuperados.

O atual manejo segue o sistema de planejamento monitorado, o que, segundo o engenheiro ambiental, contribui para uso adequado de defensivos agrícolas. O Plano de manejo contempla todas as ações. Desde plantio, retirada e transporte. “A gente identifica o impacto e quais ações serão utilizadas para mitigar o impacto”, explicou Rafael Baroni.

A Fibria é considerada líder mundial na produção de celulose e eucalipto. Ao todo são 150 mil hectares de plantio de eucaliptos. Possui seis fábricas que estão localizadas em Jacareí (SP), Aracruz (ES), Veracel (SP), Fortaleza (CE), Belém (PA) e Três Lagoas (MS). Com a fusão com a Suzano se tornará a maior empresa de agronegócio do Brasil.