16 de outubro de 2018

Mairinque inaugura nova Biblioteca Pública
04/05/2018

Fonte - Assessoria de Comunicação da Câmara

A Biblioteca Pública Municipal Geraldo Mayela de Oliveira está atendendo em um novo endereço. A cerimônia de inauguração do novo espaço foi realizada em 2 de maio, e contou com a presença da vice-prefeita, Jaqueline Teixeira de Lima; do presidente da Câmara, Kioshi Hirakawa; da secretária de Educação, Rita Sarti e do diretor do Departamento de Cultura, Sandro Rolim. Também estiveram presentes os vereadores Bruno Tam, Rodrigás e Túlio Camargo.

Durante a cerimônia de inauguração, as autoridades municipais destacaram a importância desse espaço para os cidadãos mairinquenses, bem como a sua contribuição para o desenvolvimento educacional do município. Ainda no programa, houve a apresentação musical dos estudantes do Pólo Cultural Jadim Cruzeiro.

A Biblioteca Municipal de Mairinque completará 22 anos de criação. Foi instituída pela Lei Municipal nº 2000/1996  e atualmente possui um acervo de 10 mil títulos. Está em uma área de fácil localização, seu endereço é na Avenida Conselheiro de Paula Mayrink, nº 15, Vila Sorocabana. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Conheça a história do patrono que dá nome à Biblioteca de Mairinque:

Geraldo Mayela de Oliveira nasceu em Pindamonhangaba em 7 de outubro de 1919, na fazenda “Haras Paulista”, vindo a residir em várias cidades, dentre as quais Chavantes, onde passou sua infância e adolescência.

Com o falecimento de seu pai, Ezequiel Sebastião de Oliveira, mudou-se para Sorocaba onde, em 1935 iniciou sua carreira na Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) hoje FEPASA, na função de estafeta.

Após três anos retorna a Chavantes, onde continua a trabalhar na EFS. Por motivos de saúde, foi a São Paulo a fim de tratar-se. Na época fixa residência nessa cidade, e afasta-se do trabalho.  Recuperado vai trabalhar na Estação Júlio Prestes.

Geraldo, foi responsável pela Biblioteca da Estação, depois foi ajudante de caixa e finalmente chefe de serviço. Aposentou-se em janeiro de 1968.

Em 1947 veio a Mairinque, onde casou-se com a senhora Terezinha Maria Bertolini de Oliveira, em 1950, tendo dessa união nascido seu único filho, José Geraldo de Oliveira, falecido 30 de agosto de 2015. Em 1958, mudou-se para Osasco e, após dez anos retorna à Mairinque.

No final da década de 1960, recuperou a Biblioteca da Sociedade Recreativa Mairinque, catalogando os livros e disponibilizando-a ao público, alguns anos após essa biblioteca foi extinta.

Também organizou e fundou a biblioteca da EEPSG Professora Altina Júlia de Oliveira, que atendia os estudantes da Instituição e também ao público em geral.

O senhor Geraldo foi colaborador ativo na Paróquia de São José. Faleceu em 23 de novembro de 1986. A Lei nº 1989/96 denomina a Biblioteca Municipal “Geraldo Mayela de Oliveira”, o acervo de livros pertencente ao Município de Mairinque.

[Fonte histórica: Biblioteca Pública Municipal de Mairinque]