13 de dezembro de 2018

Planejamento familiar: mairinquenses têm acesso.
05/09/2010

Fonte - Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

O planejamento familiar é um programa de saúde  do SUS – Sitema Único de Saúde - que permite a orientação e atendimento gratuitos, feitos por profissionais, aos casais sobre as formas de se evitar a gravidez . Somente há pouco tempo Mairinque conta com o programa e essa tem sido uma das bandeiras de luta da vereadora Déia (PT)  que avisa que o programa já está disponível na rede básica. Especificamente, no caso de laqueaduras,  estas terão de ser realizadas em outras unidades de saúde da região, uma vez que o hospital de Mairinque segue fechado desde agosto de 2009. "A prefeitura, durante muitos anos, não disponibilizou esse programa e a ação do Ministério Público (MP), em 2009, depois de dois anos aguardando que a prefeitura implantasse o programa o que não aconteceu, instaurou o inquérito civil nº 16/2009, para apurar denúncia de descumprimento pela prefeitura da  Lei Federal Nº 9.263, de 1996, o que foi determinante para garantir o Planejamento Familiar aqui em Mairinque", afirma a assessoria da vereadora.

Alumínio e São Roque já contavam com o programa há anos.
Segundo a vereadora, o Planejamento Familiar é de suma importância, principalmente como política pública e para as mulheres, pois garante acesso às consultas específicas com médicos, psicólogos, assistentes sociais e, quando for o caso, acesso à  procedimento como laqueadura; e, para os homens, a vasectomia. "O Planejamento Familiar é um Direito que finalmente está acessível em Mairinque”, afirma a vereadora Déia.