Câmara Municipal de Mairinque

Estado de São Paulo

16 de outubro de 2018

Jornal da Câmara

voltar

Matérias dos Vereadores

Mairinque, cidade viva com cultura!
13/05/2014

Fonte - Gabinete do Vereador

 

 

 

O Departamento de Cultura iniciou esta semana uma grade de ações culturais visando a criação de público e a movimentação dos espaços. Estas ações culturais permitirão que Mairinque tenha um calendário cultural constante, onde mensalmente se garanta ao munícipe o acesso gratuito a uma grande variedade de linguagens e vertentes artísticas na cidade. Com a regularidade, pretende­ se tornar esse conjunto de ações em pontos de encontro entre moradores e um palco para a produção tanto de artistas de outras regiões e cidades assim como para a produção dos artistas locais.

Tivemos esta semana a Feira de Teatro de Rua, ocorrida nos últimos dias com apresentações na Barreto, Vitória e Centro, propondo ao munícipe um novo olhar a sua cidade, redescobrindo suas praças, ruas e lugares históricos.

Parte importante neste projeto é a abertura para que moradores sejam agentes ativos na produção, tornando o conjunto de ações culturais um fortalecedor da relação pessoa/município. Exemplo desta experiência é a ação Batalha Real Mairinque, onde o Departamento de Cultura oferece o apoio para que os jovens pratiquem sua autonomia e protagonismo diante de suas idéias. Neste domingo dia 11 a ação Batalha Real Mairinque, realizada pela ACRER, estará visitando a Vila Barreto, a partir das 14 hs., Os MC’s farão a tradicional batalha de rimas no palco, em frente ao Colégio Estadual José Pinto do Amaral. A Batalha ainda contará com as apresentações dos grupos Som + Cristo e Consciência Interior.

Nesta última quinta-feira (08) o Departamento de Cultura retomou as atividades do Cineclube do CEMEC.Quinzenalmente, sempre as quintas-feiras às 19:30h, o Cine Cemec estará aberto gratuitamente para exibições de filmes e discussões envolvendo temas variados. Na estréia, o tema apresentado foi Reciclagem, com a exibição do documentário Saindo da Lixeira. A retomada das exibições, contou ainda com a apresentação do livro Periferias Urbanas - o Chão dos Catadores no Urbano Periférico, da professora e pesquisadora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Rosalina Burgos.No saguão do CEMEC, houve a exposição de fotos relativas ao tema do CEADEC (Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania).

Na sexta-feira (09), aconteceu a Segunda edição da Mostra de Música de Mairinque, na Estação Ferroviária. Compositores da cidade e convidados da região mostraram suas musicas e versões fazendo do cartão postal da cidade em um espaço de encontro entre músicos e apreciadores.

No sábado (10), o Departamento de Cultura iniciou mais uma ação voltada a dança e teatro: o Sábado Cênico. O Projeto "Sábado Cênico" visa ocupar quinzenalmente os sábados com apresentações de Dança e Teatro, alternando os espetáculos (Um sábado dança, outro teatro). Todos os espetáculos são gratuitos, início às 20:00 horas no CEMEC.

O Departamento de Cultura tem mais duas ações previstas no calendário a partir de junho:

Sexta Sonora: O palco do CEMEC receberá quinzenalmente apresentações de artistas de mpb, jazz, ritmos regionais. Focado numa linguagem musical mais técnica, visa ainda contar com apresentações dos grupos de bolsistas do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí.

Conversações: Roda de diálogos e palestras estilo café filosófico abordando temas diversos para públicos específicos.

Prestigie a cultura local.

 

AÇÃO CULTURAL

 Estação Cultura - 17/mai - Sábado 18h00 Estação

Cine CEMEC - 22/mai - 5ª feira 19h30 CEMEC

Batalha Real - 23/mai - 6ª feira 19h00 Ginásio de Esportes

Sexta Sonora - 30/mai - 6ª feira 20h00 CEMEC

 

Estação Cultura - 31/mai - Sábado 18h00 Estação


HORÁRIO DE EXPEDIENTE Segunda a sexta-feira das 8h às 17h30 exceto nos feriados e pontos facultativos
HORÁRIO DE PROTOCOLO Segunda a sexta-feira das 11h às 16h exceto nos feriados e pontos facultativos
SESSÕES ORDINÁRIAS Segundas com início às 18h exceto nos feriados e pontos facultativos

Avenida Dr. Gaspar Ricardo Júnior, 185 - Centro - Mairinque-SP - Cep: 18120-000
Tel.: 11 4708-2910 | 4708-4211 | 4718-4764 | 4718-4690
Copyright©2016 Câmara Municipal de Mairinque - Todos os direitos reservados
Produzido por Olé Web Comunicação