Câmara Municipal de Mairinque

Estado de São Paulo

16 de outubro de 2018

Jornal da Câmara

voltar

Matérias dos Vereadores

Impedir que matérias contaminantes sejam jogadas em qualquer lugar é também proteger as águas
24/03/2014

Fonte - Gabinete da Vereadora Déia

 

Engenheira Lays Pompiani Fattori

 

Março, mês da águas se encerra com índices de chuva baixíssimos. Foi um verão atípico e assustador, pois as temperaturas atingiram mais de 30ºC.

 

Tudo isso tem haver com o aquecimento global, com a emissão de gases poluentes, com a derrubada de matas e com um monte de outras coisas que afetam a qualidade e a quantidade de água. Essa situação pede reflexão e mudança de atitude em relação a natureza para que  o meio ambiente  seja preservado e recuperado em muitos dos casos.

 

Em Mairinque, a lei 2798/2009, de minha autoria, instituiu o Dia 22 de março como Dia da Itupararanga. Participamos de um plantio comunitário de árvores e sabemos que  muitas ações ocorreram nas escolas e o desafio segue adiante.Algumas  coisas já estão acontecendo há alguns anos, como é o caso da coleta de pilhas e  baterias  que usamos nos celulares, rádios e relógios. Esses produtos contem os elementos zinco-manganês, níquel metal-hidreto (NiMH),  que se  deixados em local inadequado podem causar  contaminação. Daí a importância de se ter cuidado no manuseio e, principalmente, no descarte das pilhas e baterias usadas. A presença dessas substâncias, metais pesados, no meio ambiente causa poluição e  pode afetar a saúde das pessoas, animais, plantas e também as águas. Pequenas porções de substâncias poluentes fazem enormes estragos. Encaminhando esses produtos para reciclagem estamos cuidando também das águas!

Assim como a Mafalda, personagem argentina da década de 60, muitas pessoas não sabem como é realizado o descarte de pilhas e baterias e acabam fazendo de forma incorreta. De acordo com o artigo 33 da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos todos os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de pilhas e baterias terão que arcar com a responsabilidade sobre a logística reversa. A engenheira ambiental Lays Pompiani Fattori palestrou aos alunos da EE Profº Maria de Oliveira Lellis Ito e está colaborando com a ação. Colocamos um recipiente na Câmara Municipal e encaminharemos  os resíduos  para a Associação incumbida de dar  o destino correto.Vamos nos juntar ao sistema de coleta e  encaminhar corretamente  para reciclagem. - Saiba mais www.mma.gov.br 

 

ATITUDE CIDADÃ: REPENSE,RECICLE,REUTILIZE E REDUZA


HORÁRIO DE EXPEDIENTE Segunda a sexta-feira das 8h às 17h30 exceto nos feriados e pontos facultativos
HORÁRIO DE PROTOCOLO Segunda a sexta-feira das 11h às 16h exceto nos feriados e pontos facultativos
SESSÕES ORDINÁRIAS Segundas com início às 18h exceto nos feriados e pontos facultativos

Avenida Dr. Gaspar Ricardo Júnior, 185 - Centro - Mairinque-SP - Cep: 18120-000
Tel.: 11 4708-2910 | 4708-4211 | 4718-4764 | 4718-4690
Copyright©2016 Câmara Municipal de Mairinque - Todos os direitos reservados
Produzido por Olé Web Comunicação