16 de outubro de 2018

Déia se Reúne com Lideranças para Expandir o Banco de Alimentos
22/01/2014

Fonte - Gabinete da Vereadora

No final do ano passado, a vereadora em parceria com a Obra Social Municipal (OSOMU) se reuniu com lideranças de associações, ONG’s e entidades religiosas para lhes apresentar a Organização Não Governamental Banco de Alimentos de Sorocaba e passar as novas diretrizes adotadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para o Programa Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal Fome Zero.

O PAA visa ampliar a distribuição de alimentos, combater o desperdício e apoiar a agricultura familiar que fornece legumes, verduras e grãos. Nessa nova etapa o Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) repassará além dos produtos agrícolas as doações das redes de hipermercados. O BAS repassa os produtos para as ONGs e associações cadastradas para que estas encaminhem até as famílias que necessitam.

Durante o encontro os presentes foram orientados a fazerem um levantamento das famílias em situação de vulnerabilidade social para serem beneficiadas e sempre com o monitoramento da Secretaria de Assistência Social.

Déia falou ás entidades que essa fase do programa só esta sendo possível porque todo um trabalho foi realizado durante anos pelos técnicos do BAS.

A APAE e a OSOMU já estão recebendo alimentos. A presidente da OSOMU, Elza Merguizzo Barcellos falou da importância da presença das entidades que já atendem muitas famílias e como podem ser inseridas nos programas sociais como o Bolsa Família e outros que serão implantados.