16 de novembro de 2018

Câmara de Mairinque realiza Sessão Solene do município
29/10/2018

Fonte - Assessoria de Comunicação da Câmara

Em cerimônia comemorativa dos 128 anos de fundação do município são outorgadas 24 condecorações aos munícipes.

Mais uma página é escrita na história de Mairinque, são 128 anos de um caminho trilhado por desafios e vitórias. Em comemoração a esta data especial, o Legislativo municipal realizou ontem, 26 de outubro, no Centro Educacional e Cultural de Mairinque (Cemec), a tradicional Sessão Solene. Na ocasião foram entregues pelos parlamentares 12 Títulos de Cidadão Mairinquense e 12 Medalhas Conselheiro Francisco de Paula Mayrink.

As condecorações concedidas por meio de Decreto Legislativo, são de autoria dos vereadores em reconhecimento à iniciativa dos cidadãos para o desenvolvimento do município.  A Medalha Conselheiro Francisco de Paula Mayrink, instituída pela Lei Municipal nº 2.396/2001, é uma honraria outorgada aos nascidos no município. Já o Título de Cidadão Mairinquense é conferido aos nascidos em outros municípios, conforme artigo 27, inciso 18 da Lei Orgânica do Municipio.

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Mairinque é mais de 46 mil habitantes. A locomotiva de ouro estampada no brasão símbolo do município demonstra a força que continua impulsionando a pequena vila fundada em 1890. O município, localizado há 65 km da capital paulista, é cortado por duas importantes rodovias: Raposo Tavares (SP 270) e Castello Branco (SP 280). Fator importante que contribui para o estabelecimento empresarial e a ligação da cidade à região metropolitana. Para 2019, a previsão orçamentária é mais de R$ 158 milhões.

Intinere meo lux refulget – No meu caminho resplandece a luz. Palavras em latim no brasão municipal sugerem que o caminho do conhecimento é também a esperança de progresso para o futuro. O verde da bandeira representa a esperança, a alegria, o entusiasmo, a riqueza e a liberdade. Um povo humilde, mas trabalhador que acredita nesse município. O branco da bandeira evoca a vitória, a pureza de um ideal. Refletindo nisso, o orgulho de ser mairinquense é estampado no azul, símbolo da lealdade, da sabedoria, prudência e serenidade.

A Câmara Municipal está em sua 14ª Legislatura, uma instituição coadjuvante na história do município. Há muitos desafios a serem realizados em prol da municipalidade, mas isso faz parte do trabalho dos vereadores, e através da democracia, há a perspectiva de um futuro melhor.