15 de outubro de 2018

Vereadores de Mairinque reivindicam melhorias para os moradores afetados pela duplicação da Rodovia Raposo Tavares
21/09/2018

Fonte - Assessoria de Comunicação da Câmara

Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) realizou audiências públicas para ouvir a população sobre as obras de duplicação da SP 270 entre os municípios de Sorocaba, Alumínio, Mairinque e São Roque.

Na última quarta-feira, dia 19, foi realizada na Brasital em São Roque a terceira audiência pública sobre os impactos ambientais causados pela duplicação da Rodovia Raposo Tavares. O encontro reuniu autoridades públicas e membros representantes da sociedade civil dos municípios da região.  Na ocasião, vereadores e o prefeito de Mairinque apresentaram as reivindicações do município em relação ao empreendimento.

De responsabilidade da Concessionária ViaOeste, administradora do sistema Castello-Raposo, o segmento a ser duplicado se distribui entre os municípios de São Roque, Mairinque, Alumínio e Sorocaba, perfazendo um total de 39 km. Conforme os projetos, a duplicação está prevista a ser realizada entre o km 46 ao 63, e entre o km 67 ao 89. A obra está prevista para iniciar em 2021.

Neste mês de setembro, o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) convocou três audiências públicas, sendo a primeira realizada em Sorocaba (11/09), a segunda em Alumínio (13/09) e a terceira na cidade de São Roque (19/09). O objetivo da reunião foi apresentar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).

O trecho que receberá a duplicação é considerado uma importante alternativa à Rodovia Castello Branco, para a ligação rodoviária entre as Regiões Metropolitanas de Sorocaba e de São Paulo. Entre os benefícios apresentados pelo estudo está o atendimento às demandas de circulação de veículos; maior segurança e fluidez no trânsito com redução de acidentes; melhoria nas condições de transporte na região de inserção do empreendimento; melhoria nas drenagens e diminuição de inundações próximas à rodovia.

MAIRINQUE

Durante a audiência em São Roque, foi concedida a oportunidade para que os interessados se manifestassem em relação aos projetos apresentados.  Os vereadores Abner Segura, Rafael da Hípica, Professor Giovani, Rodrigás, Túlio Camargo, Paulo Marrom e Kioshi Hirakawa usaram a tribuna para apresentar a necessidade do município quanto à duplicação da rodovia.

Os vereadores falaram sobre as dificuldades enfrentadas pelos moradores dos bairros afetados por parte da duplicação já realizada.  Atualmente, a população dos bairros Granada, Vila Barreto e outros adjacentes precisam utilizar o retorno no município de São Roque para chegarem às residências. Outra necessidade destacada diante do projeto apresentado é o não fechamento da entrada ao município pela Avenida Mitsuke. O bloqueio acarretaria problemas não apenas para Mairinque, mas também para o acesso à Ibiúna.  Durante os discursos, os vereadores se mostraram favoráveis ao prosseguimento da duplicação desde que sejam concluídas as pendências existentes, atendendo assim o direito de mobilidade dos moradores da região.

O prefeito de Mairinque, Alexandre Peixinho, também fez uso da tribuna. Ele questionou a realização da audiência de impacto ambiental antes de os municípios decidirem onde serão construídos os retornos, alças de acesso, entradas e saídas. O representante do executivo também pediu a realização de audiência pública em Mairinque.

De acordo com o diretor da CCR ViaOeste, Marcelo Boaventura, as obras para a alça de acesso no viaduto próximo à rodoviária não foram realizadas porque envolve terreno pertencente ao governo federal. Então será necessário transferir essa área para o âmbito do governo estadual. Segundo ele, essas negociações acontecerão, e que no primeiro semestre de 2019 a obra estará concluída. Quanto à entrada da Avenida Mitsuke, Boaventura disse que serão realizados estudos de engenharia para que seja feito um trevo sem fechamento da rotatória. Conforme explicou o diretor da CCR ViaOeste, as informações colhidas na audiência serão contempladas em projeto de engenharia que será apresentado à agência reguladora.