16 de novembro de 2018

Aprovado o Projeto de Lei que institui a campanha “Setembro Verde”
06/09/2018

Fonte - Assessoria de Comunicação da Câmara

Campanha visa conscientizar sobre a importância da inclusão e promove a difusão dos direitos da pessoa com deficiência.

Na Sessão Ordinária da última segunda-feira, 3 de setembro, os vereadores aprovaram em unanimidade o Projeto de Lei nº 37/2018-L, que institui a campanha "Setembro Verde" no município de Mairinque. A propositura, autoria do vereador Bruno Tam, estabelece ações que chamem a atenção da sociedade em geral para a causa da pessoa com deficiência.

De acordo com a justificativa do Projeto de Lei, setembro foi escolhido em razão do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09). Já a cor verde foi escolhida por simbolizar a esperança e o renascimento.

“Entendemos ser de suma importância a fixação de um período do ano em que a sociedade se dedicará com mais afinco e entusiasmo a discutir questões relacionadas à inclusão social da pessoa com deficiência, contribuindo fortemente para que possamos alcançar, com mais rapidez, a plena inclusão social. Tal cenário permitirá a essas pessoas participarem da construção de uma sociedade mais livre, justa e solidária, em igualdade de condições com os demais cidadãos”, apresenta a justificativa que acompanha o projeto aprovado.

Conforme o texto da propositura, para o desenvolvimento das ações alusivas ao Setembro Verde podem ser realizadas palestras sobre o tema; divulgação em diversas mídias de boas práticas de inclusão social da pessoa com deficiência; iluminação ou decoração de espaços com a cor verde, entre outras medidas que visem dar visibilidade à participação e inclusão social das pessoas com deficiência na vida comunitária.