Câmara Municipal de Mairinque

Estado de São Paulo

19 de novembro de 2018

Jornal da Câmara

voltar

Notícias do Legislativo

Evento homenageia pioneiras da imigração japonesa em Mairinque
28/08/2018

Fonte - Assessoria de Comunicação da Câmara

Neste ano é comemorado os 110 anos da imigração japonesa no Brasil e 70 anos da colonização nipônica em Mairinque.

Neste ano, além de ser comemorado os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, também se completa 70 anos da colonização nipônica em Mairinque. Em celebração a estes dois marcos históricos, a Associação Cultural de Mairinque (ACM), com apoio da Prefeitura e Câmara Municipal, homenageou as pioneiras da comunidade no município.  O evento realizado na noite de sábado, 25 de agosto, no Centro Educacional e Cultural de Mairinque (CEMEC) teve como tema a valorização e o reconhecimento do trabalho feminino das mulheres que integram o Fujin-kai, grupo de senhoras associadas à ACM.

Estiveram presentes ao evento o presidente da ACM, Rui Minoru Chino; a vice-prefeita, Jaqueline Pereira; o presidente da Câmara, Kioshi Hirakawa, a presidente do Fujin-kai, Etsuko Aoyagui Itioka; o presidente do Seinen-kai, João Victor Shirata; os secretários municipais Rita Sarti e Manoel Carlos Justo; e os vereadores André do Bar, Professor Giovani; Rodrigás e Paulo Marrom.

Foram homenageadas oito integrantes do Fujin-kai: Junko Ito Matinaga, Yasuko Fukami, Setsu Yamagata, Tamako Hinoue Takano, Etuko Tadocoro, Terue Yoneyma, Tamiko Hatori Murata e Utako Izumi. Estas são mães, avós e bisavós que trabalharam arduamente na agricultora ao lado dos esposos para sustento da família, inclusive muitas delas continuam na ativa. Durante o evento, o sorriso de agradecimento nos rostos já carregados com as marcas do tempo ficou estampado no semblante dessas senhoras.

Em Mairinque, a colonização nipônica data de 1948. Grandes extensões de terras foram separadas em glebas, algumas destas vendidas aos imigrantes japoneses, que se estabeleceram e prosperaram através da agricultura. De acordo com Rui Minoru Chino, presidente da ACM, como forma de fortalecimento dos diversos grupos de imigrantes, houve a formação de Associações Culturais (Bunka-kyokai).

A finalidade dessas associações era manter a cultura e as tradições japonesas, como as festas do dia dos idosos (Keirokai), os festivais de artes, como canto e teatro (Gueinosai), o bailado japonês (Odori), as gincanas (Undokai), os esportes de origem japonesa Kendô, Judô, Karatê. Além de outras atividades culturais e esportivas.

Nesses moldes, foram constituídas algumas associações nos bairros ocupados pelos japoneses em Mairinque. A fusão dessas agremiações resultou na fundação, em 1980 da Associação Cultural de Mairinque (ACM). Dentro da ACM foram criadas a Associação de Senhoras (Fujin-Kai) e a Associação dos Moços (Seinen-Kai). Ambas com diretorias e orçamentos independentes, mas politicamente ligadas à associação.

“O Funji-Kai funciona como fator de apoio. E posso dizer mais: é o protagonista das ações em quase todos os eventos da nossa associação. Que todas as participantes do Funjin-Kai sintam-se homenageadas nas figuras dessas oito pioneiras, que ainda estão ativas”, disse o presidente da ACM, Rui Minoru Chino.

O presidente da Câmara, Kioshi Hirakawa, falou sobre a importância de celebrar a colonização japonesa em Mairinque, bem como a influência dos mesmos no progresso do município. Lembrou que algumas famílias de japoneses imigrantes vieram antes de 1948, mas foram casos isolados. Segundo ele, há famílias que chegaram aqui durante a década de 1930. “Vários progressos que tivemos em Mairinque também foram frutos do trabalho dos imigrantes japoneses, como a cultura de plantação do pêssego que por décadas tornou o município conhecido nacionalmente”. Kioshi citou ainda os nomes de pioneiros de destaque que dão nome às ruas, avenidas e praça do município. Ele parabenizou à iniciativa daqueles que contribuíram e continuam a contribuir para o desenvolvimento de Mairinque.



(Imagem: Ass. de Imprensa da Prefeitura de Mairinque)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE Segunda a sexta-feira das 8h às 17h30 exceto nos feriados e pontos facultativos
HORÁRIO DE PROTOCOLO Segunda a sexta-feira das 11h às 16h exceto nos feriados e pontos facultativos
SESSÕES ORDINÁRIAS Segundas com início às 18h exceto nos feriados e pontos facultativos

Avenida Dr. Gaspar Ricardo Júnior, 185 - Centro - Mairinque-SP - Cep: 18120-000
Tel.: 11 4708-2910 | 4708-4211 | 4718-4764 | 4718-4690
Copyright©2016 Câmara Municipal de Mairinque - Todos os direitos reservados
Produzido por Olé Web Comunicação