19 de novembro de 2018

Câmara de Mairinque recebe representantes da JICA
04/04/2018

Fonte - Assessoria de Comunicação da Câmara

Na terça-feira, 3 de abril, dois representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) estiveram em Mairinque para avaliar as ações pós-projeto de cooperação técnica firmada com a Defesa Civil do município.

A JICA é um órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores do Japão que tem por objetivo realizar parcerias com entidades governamentais e civis de países em desenvolvimento. Uma das formas de assistência é a capacitação técnica para o atendimento emergencial e prevenção de riscos causados por eventos diversos.

A agenda de visitas do coordenador sênior da JICA, Vicente Murakami e da coordenadora de projetos, Erica Hieda iniciou no grupamento de bombeiros, onde foram recebidos por autoridades municipais, seguindo para o Paço Municipal, Câmara, e o bairro Sebandilha, local que em 2016 sofreu forte tempestade.

Na Câmara, foram recepcionados pelo presidente Kioshi Hirakawa, que apresentou as duas leis que integram o Projeto Mayrink Bousai. A Lei nº 3.130/2014 na qual institui a Semana Municipal de Redução de Desastres no calendário oficial do município e a Lei nº 3.175/2014, que visa incluir no calendário letivo das escolas o projeto de conscientização e prevenção de desastres.

De acordo com o presidente da Câmara, a ideia é que as crianças e os jovens sejam multiplicadores nos seus lares dos conhecimentos preventivos.  “A prevenção é a grande diferença para enfrentar situações de risco. Por isso se faz necessário o preparo e a orientação”, destacou Kioshi Hirakawa.

Após a apresentação do relatório das ações da Defesa Civil, os membros da JICA avaliaram como satisfatórias as implementações realizadas no município. “Agradecemos pela iniciativa e estamos abertos a novas propostas de projetos”, disse Erica Hieda.

O presidente da Câmara, Kioshi Hirakawa, apresenta dados sobre o Município aos representantes da JICA.

Nilson Evandro da Silva, coordenador da Defesa Civil de Mairinque, relata à Erica Hieda, coordenadora de projetos da JICA, as ações práticas realizadas no município.