Câmara Municipal de Mairinque

Estado de São Paulo

18 de novembro de 2018

Jornal da Câmara

voltar

Matérias dos Vereadores

Vereador Abner Segura participa de evento de sanção da lei que cria a Região Metropolitana de Sorocaba
13/05/2014

Fonte - Gabinete do Vereador

 

Governador Geraldo Alckmim e Vereador Abner Segura em evento
que cria a região metropolitana de Sorocaba

 

Assembleia Paulista teve papel decisivo para transformar em realidade o novo adensamento urbano vinte e seis municípios paulistas têm motivo de sobra para comemorar. É que foi sancionada nesta quinta-feira, 8/5, pelo governador Geraldo Alckmin, a lei complementar que cria a Região Metropolitana de Sorocaba. A nova região conta com 1,7 milhão de habitantes, 9 milhões de km² e um PIB de R$ 47 bilhões.

A sanção da lei ocorreu no auditório do Parque Tecnológico de Sorocaba, com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Samuel Moreira; dos deputados da região - Maria Lúcia Amary (PSDB), Hamilton Pereira (PT) e Carlos Cézar (PSB) -; além de prefeitos, vereadores e do sub-secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita.

A cerimônia foi considerada um marco histórico. Afinal, com a instalação da região metropolitana, os municípios que dela fazem parte passarão a buscar soluções para problemas comuns nas áreas de telefonia, abastecimento, transporte, resíduos sólidos, dentre outros.

A partir da criação da RMS, os 26 municípios da região (Araçariguama, Alambari, Alumínio, Tatuí, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiuna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tietê e Votorantim) contarão com um novo modelo de gestão compartilhada dos investimentos públicos e estratégicos, visando o desenvolvimento regional de forma sustentável.

A partir de junho, serão constituídos o conselho deliberativo e o conselho consultivo. O primeiro com os prefeitos e o segundo com representantes dos legislativos municipais e da sociedade. Além disso, o governador Geraldo Alckmin informou que encaminhará nas próximas semanas à Assembleia dois projetos de lei: um criando a Agência Gestora e outro criando o Fundo de Financiamento para viabilizar projetos de interesse regional.

Segundo Alckmin, "São Paulo é forte porque as nossas regiões são fortes". Ele lembrou que esta é a quinta região metropolitana criada no Estado de São Paulo. "Sorocaba é uma região que está ligada à história. História se faz com as lutas do passado, com coragem para mudar o presente e com esperança no futuro".

Samuel Moreira lembrou os investimentos e as ações do governo estadual nos últimos anos. Especificamente em relação à região metropolitana, ele fez questão de ressaltar a "iniciativa legislativa" do governador Geraldo Alckmin e o empenho dos deputados da região para que a lei fosse aprovada na Assembleia.

 

Na ocasião o vereador esteve com diversas autoridades, como a Deputada estadual Maria Lucia Amary,o Deputado estadual Samuel Moreira, o ex prefeito de Sorocaba Vitor Lippi, O atual prefeito de Sorocaba Pannunzio, e o Governador Geraldo Alckmim, entre outras autoridades e lideranças politicas.


HORÁRIO DE EXPEDIENTE Segunda a sexta-feira das 8h às 17h30 exceto nos feriados e pontos facultativos
HORÁRIO DE PROTOCOLO Segunda a sexta-feira das 11h às 16h exceto nos feriados e pontos facultativos
SESSÕES ORDINÁRIAS Segundas com início às 18h exceto nos feriados e pontos facultativos

Avenida Dr. Gaspar Ricardo Júnior, 185 - Centro - Mairinque-SP - Cep: 18120-000
Tel.: 11 4708-2910 | 4708-4211 | 4718-4764 | 4718-4690
Copyright©2016 Câmara Municipal de Mairinque - Todos os direitos reservados
Produzido por Olé Web Comunicação