19 de novembro de 2018

Robertinho Ierck atua para que Mairinque tenha Banco de Alimentos
10/01/2014

Fonte - Gabinete do Vereador

O Vereador Robertinho Ierck (PRP) está trabalhando para que Mairinque tenha um Banco de Alimentos. Em reunião com a Primeira Dama Elza Merguizo e os Assessores Carlos Gomes e Job, da Deputada Ana do Carmo (PT), iniciaram os trabalhos para implantação do Banco de Alimentos de Mairinque com a realização de estudos para identificar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Município. O objetivo é que o Banco de Alimentos de Mairinque atenda as mais de 400 famílias cadastradas na OSOMU – Obra Social Municipal.

O Banco de Alimentos é uma Organização Não Governamental (ONG) fundada em abril de 1998 e tem como objetivo minimizar os efeitos da fome, através do combato ao desperdício de alimentos e promover a educação e cidadania. A missão do Banco de Alimentos é ser modelo e multiplicador na luta pela conscientização da sociedade quanto a seu papel de protagonista na construção do desenvolvimento social, e fazer com que cada vez mais um número maior de pessoas tenha acesso a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente para uma alimentação saudável.

Nesse aspecto, a ONG observa que todo ser humano é visto como cocriador da realidade. Todos são co-responsáveis por tudo que está à nossa volta, individual e coletivamente. A iniciativa da ONG Banco de Alimentos representa a formação de um ciclo sustentável: ao passo que são arrecadados excedentes de produção e comercialização, diminui-se o acúmulo de lixo orgânico e o desperdício de alimentos próprios para consumo, que complementarão a alimentação de milhares de pessoas em situação de risco alimentar e social. Há também desta forma um favorecimento à inclusão social destes indivíduos por meio de melhoria da saúde e estímulo ao desenvolvimento psicomotor.

Isso porque, além de visar uma alimentação balanceada por meio de realização de ações profiláticas e educativas voltadas às comunidades atendidas, beneficiamos somente instituições que possuam em seu programa ações de inclusão social. No entanto estas ações seriam insuficientes se o problema não for tratado em sua origem: ou seja, minimizando a cultura do desperdício e estimulando o não preconceito em relação às partes não convencionais dos alimentos (cascas, folhas, talos e sementes). Trata-se de uma idéia única por ser sustentável em diversos aspectos, evolvendo questões de responsabilidade ambiental, social, econômica e nutricional.

Para implantação do Banco de Alimentos em nosso Município é necessário um local próprio e adequado para armazenamento contendo estufas, refrigeradores, freezers entre outros detalhes. Assim, Robertinho está batalhando para que uma área adequada seja destinada para Mairinque receber o projeto e, assim, combater à fome e a insegurança alimentar.