Câmara Municipal de Mairinque

Estado de São Paulo

19 de novembro de 2018

Jornal da Câmara

voltar

Matérias dos Vereadores

Robertinho Ierck atua para que Mairinque tenha Banco de Alimentos
10/01/2014

Fonte - Gabinete do Vereador

 

 

        O Vereador Robertinho Ierck (PRP) está trabalhando para que Mairinque tenha um Banco de Alimentos. Em reunião com a Primeira Dama Elza Merguizo e os Assessores Carlos Gomes e Job, da Deputada Ana do Carmo (PT), iniciaram os trabalhos para implantação do Banco de Alimentos de Mairinque com a realização de estudos para identificar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Município. O objetivo é que o Banco de Alimentos de Mairinque atenda as mais de 400 famílias cadastradas na OSOMU – Obra Social Municipal.

        O Banco de Alimentos é uma Organização Não Governamental (ONG) fundada em abril de 1998 e tem como objetivo minimizar os efeitos da fome, através do combato ao desperdício de alimentos e promover a educação e cidadania. A missão do Banco de Alimentos é ser modelo e multiplicador na luta pela conscientização da sociedade quanto a seu papel de protagonista na construção do desenvolvimento social, e fazer com que cada vez mais um número maior de pessoas tenha acesso a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente para uma alimentação saudável.

        Nesse aspecto, a ONG observa que todo ser humano é visto como cocriador da realidade. Todos são co-responsáveis por tudo que está à nossa volta, individual e coletivamente. A iniciativa da ONG Banco de Alimentos representa a formação de um ciclo sustentável: ao passo que são arrecadados excedentes de produção e comercialização, diminui-se o acúmulo de lixo orgânico e o desperdício de alimentos próprios para consumo, que complementarão a alimentação de milhares de pessoas em situação de risco alimentar e social. Há também desta forma um favorecimento à inclusão social destes indivíduos por meio de melhoria da saúde e estímulo ao desenvolvimento psicomotor.

        Isso porque, além de visar uma alimentação balanceada por meio de realização de ações profiláticas e educativas voltadas às comunidades atendidas, beneficiamos somente instituições que possuam em seu programa ações de inclusão social. No entanto estas ações seriam insuficientes se o problema não for tratado em sua origem: ou seja, minimizando a cultura do desperdício e estimulando o não preconceito em relação às partes não convencionais dos alimentos (cascas, folhas, talos e sementes). Trata-se de uma idéia única por ser sustentável em diversos aspectos, evolvendo questões de responsabilidade ambiental, social, econômica e nutricional.

 

        Para implantação do Banco de Alimentos em nosso Município é necessário um local próprio e adequado para armazenamento contendo estufas, refrigeradores, freezers entre outros detalhes. Assim, Robertinho está batalhando para que uma área adequada seja destinada para Mairinque receber o projeto e, assim, combater à fome e a insegurança alimentar.


HORÁRIO DE EXPEDIENTE Segunda a sexta-feira das 8h às 17h30 exceto nos feriados e pontos facultativos
HORÁRIO DE PROTOCOLO Segunda a sexta-feira das 11h às 16h exceto nos feriados e pontos facultativos
SESSÕES ORDINÁRIAS Segundas com início às 18h exceto nos feriados e pontos facultativos

Avenida Dr. Gaspar Ricardo Júnior, 185 - Centro - Mairinque-SP - Cep: 18120-000
Tel.: 11 4708-2910 | 4708-4211 | 4718-4764 | 4718-4690
Copyright©2016 Câmara Municipal de Mairinque - Todos os direitos reservados
Produzido por Olé Web Comunicação