Câmara Municipal de Mairinque

Estado de São Paulo

12 de novembro de 2018

Jornal da Câmara

voltar

Matérias dos Vereadores

Teixeira encaminha moção de apelo em prol das Apaes
23/09/2013

Fonte - Gabinete do Vereador

  

         Em prol das Apaes de todo o país, o  Presidente da Câmara Municipal de Mairinque, Teixeira da Combloco do PPL – Partido Pátria Livre, encaminhou essa semana uma moção de apelo ao Presidente do Senado, Senhor Renan Calheiros, e ao Presidente da Câmara dos Deputados, Senhor Henrique Eduardo Alves  para que viabilizem a substituição do texto na Meta 4, que exclui a possibilidade de financiamento para as escolas especiais, impedindo a continuidade dos atendimentos que são oferecidos aos alunos com deficiência.

         No texto, o Presidente do Legislativo de Mairinque afirma que as Apaes estão presentes em dois mil municípios brasileiros atendendo a cerca de 244 mil usuários. Além de ser uma instituição que luta pelos direitos das pessoas com deficiência de acordo com as diretrizes das políticas educacional brasileira. No entanto, uma proposta de substituição ou modificação do texto atual do Plano Nacional de Educação (PNE), na Meta 4, em tramitação, prevê o fim das escolas de educação especial filantrópicas no país.

         Teixeira afirma na moção que acabar com as escolas especiais é um retrocesso nas conquistas das pessoas com deficiência e desconsideraria toda a experiência e trabalhos científicos realizados em todos os anos de atuação das Apaes. Além disso, o governo não tem condições de assumir o trabalho com todos os alunos que são atendidos atualmente pelas Apaes, não tem estrutura física, nem recursos humanos e não realizaria os atendimentos com a mesma qualidade, mesmo porque as escolas comuns ainda têm muito o que melhorar para atender aos alunos que não tem deficiência.

         Colaborador da Apae de Mairinque desde sua fundação, Teixeira conclui a moção afirmando que manter as Apaes abertas é uma missão de garantia de direitos e de respeito à pessoa com deficiência e que a inclusão é um processo, que deve ocorrer de forma responsável e gradual.

        Leia na íntegra a moção de apelo encaminhada pelo Vereador Teixeira da Combloco. Contato com o Vereador: teixeiradacombloco@gmail.com tel 4708-2910 ramal 234

 


HORÁRIO DE EXPEDIENTE Segunda a sexta-feira das 8h às 17h30 exceto nos feriados e pontos facultativos
HORÁRIO DE PROTOCOLO Segunda a sexta-feira das 11h às 16h exceto nos feriados e pontos facultativos
SESSÕES ORDINÁRIAS Segundas com início às 18h exceto nos feriados e pontos facultativos

Avenida Dr. Gaspar Ricardo Júnior, 185 - Centro - Mairinque-SP - Cep: 18120-000
Tel.: 11 4708-2910 | 4708-4211 | 4718-4764 | 4718-4690
Copyright©2016 Câmara Municipal de Mairinque - Todos os direitos reservados
Produzido por Olé Web Comunicação