Câmara Municipal de Mairinque

Estado de São Paulo

17 de novembro de 2018

Jornal da Câmara

voltar

Matérias dos Vereadores

Vereador Kioshi Hirakawa recebe Cônsul Geral do Japão em Mairinque
22/08/2013

Fonte - Gabinete do Vereador

           Comunidade Nikkey e Mairinquenses em Recepção ao Cônsul Geral do Japão                                                    Vereador Kioshi Hirakawa, o Cônsul Noriteru Fukushima e o Vereador Vitório Júnior.

 

                O Vereador Kioshi Hirakawa (PTB) recebeu na sede da ACM - Associação Cultural de Mairinque, no Bairro Oriental o Cônsul Geral do Japão Noriteru Fukushima. O Prefeito Binho Merguizo e o Vereador Vitório Júnior (PV) também estavam presentes assim como membros da comunidade nipônica de nosso município.  O encontro aconteceu por iniciativa do cônsul que afirmou que o Brasil possui mais de 400 colônias japonesas e que ele já visitou cerca de 80, incluindo Mairinque, para informar a Tókio.

                A reunião foi aberta pelo presidente da ACM Paulo O. Moribe que deu as boas vindas ao cônsul agradecendo a presença e falando da imensa honra de recebê-lo em nosso município, em seguida todos se apresentaram dizendo seus campos de atuação e há quanto tempo vivem em Mairinque, a grande maioria das apresentações foi feita na língua japonesa.  Durante sua apresentação Kioshi Hirakawa lembrou que a comunidade nikkey de Mairinque tem 65 anos e que a maioria se dedicou a atividades rurais.

                O Vereador também lembrou que durante um longo período o plantio do pêssego foi muito forte, mas por diversos motivos hoje não temos mais produção. Kioshi afirmou que a comunidade japonesa atua em diversas atividades profissionais, além da rural: médicos, professores, profissionais liberais, comerciantes entre outros. O Vereador encerrou sua fala entregando ao cônsul um resumo do nosso município e um documento pontuando algumas necessidades de Mairinque, lembrando que a assinatura do tratado de amizade entre as cidades irmãs Mairinque e Mitsuke está completando 40 anos e que a presença do cônsul fortalece esse laço.

                Em seguida, o Prefeito Binho Merguizo afirmou que “a comunidade nikkey de Mairinque nos honra muito e muito contribui para o desenvolvimento de nosso município”, falou sobre a importância de receber o cônsul em Mairinque e, em tom descontraído, se declarou fã da culinária japonesa.

                O cônsul agradeceu a presença de tantas pessoas em um dia de semana e também as palavras do Prefeito afirmando que “significa muito para a comunidade japonesa. Já que o Brasil abriu os braços para os japoneses há 105 anos e hoje os japoneses já são parte do país.” Afirmou que devido ao centenário da imigração, comemorado em 2008, um movimento de valorização da cultura japonesa foi iniciado e que hoje existem muitos japoneses chegando ao Brasil e também empresas japonesas. O que demonstra que “o Japão observa o Brasil como um país do futuro”.

                Para o Vereador Kioshi “foi uma visita rápida, objetiva, prática e muito produtiva onde apresentamos a colônia japonesa de Mairinque”. Contato com o Vereador: kioshi.hirakawa@ig.com.br Tel 4708-2910 Ramal  229

               

               

 

 

 


HORÁRIO DE EXPEDIENTE Segunda a sexta-feira das 8h às 17h30 exceto nos feriados e pontos facultativos
HORÁRIO DE PROTOCOLO Segunda a sexta-feira das 11h às 16h exceto nos feriados e pontos facultativos
SESSÕES ORDINÁRIAS Segundas com início às 18h exceto nos feriados e pontos facultativos

Avenida Dr. Gaspar Ricardo Júnior, 185 - Centro - Mairinque-SP - Cep: 18120-000
Tel.: 11 4708-2910 | 4708-4211 | 4718-4764 | 4718-4690
Copyright©2016 Câmara Municipal de Mairinque - Todos os direitos reservados
Produzido por Olé Web Comunicação