17 de novembro de 2018

Vereador Kioshi Hirakawa recebe Cônsul Geral do Japão em Mairinque
22/08/2013

Fonte - Gabinete do Vereador

Comunidade Nikkey e Mairinquenses em Recepção ao Cônsul Geral do Japão                                                    Vereador Kioshi Hirakawa, o Cônsul Noriteru Fukushima e o Vereador Vitório Júnior.

O Vereador Kioshi Hirakawa (PTB) recebeu na sede da ACM - Associação Cultural de Mairinque, no Bairro Oriental o Cônsul Geral do Japão Noriteru Fukushima. O Prefeito Binho Merguizo e o Vereador Vitório Júnior (PV) também estavam presentes assim como membros da comunidade nipônica de nosso município.  O encontro aconteceu por iniciativa do cônsul que afirmou que o Brasil possui mais de 400 colônias japonesas e que ele já visitou cerca de 80, incluindo Mairinque, para informar a Tókio.

A reunião foi aberta pelo presidente da ACM Paulo O. Moribe que deu as boas vindas ao cônsul agradecendo a presença e falando da imensa honra de recebê-lo em nosso município, em seguida todos se apresentaram dizendo seus campos de atuação e há quanto tempo vivem em Mairinque, a grande maioria das apresentações foi feita na língua japonesa.  Durante sua apresentação Kioshi Hirakawa lembrou que a comunidade nikkey de Mairinque tem 65 anos e que a maioria se dedicou a atividades rurais.

O Vereador também lembrou que durante um longo período o plantio do pêssego foi muito forte, mas por diversos motivos hoje não temos mais produção. Kioshi afirmou que a comunidade japonesa atua em diversas atividades profissionais, além da rural: médicos, professores, profissionais liberais, comerciantes entre outros. O Vereador encerrou sua fala entregando ao cônsul um resumo do nosso município e um documento pontuando algumas necessidades de Mairinque, lembrando que a assinatura do tratado de amizade entre as cidades irmãs Mairinque e Mitsuke está completando 40 anos e que a presença do cônsul fortalece esse laço.

Em seguida, o Prefeito Binho Merguizo afirmou que “a comunidade nikkey de Mairinque nos honra muito e muito contribui para o desenvolvimento de nosso município”, falou sobre a importância de receber o cônsul em Mairinque e, em tom descontraído, se declarou fã da culinária japonesa.

O cônsul agradeceu a presença de tantas pessoas em um dia de semana e também as palavras do Prefeito afirmando que “significa muito para a comunidade japonesa. Já que o Brasil abriu os braços para os japoneses há 105 anos e hoje os japoneses já são parte do país.” Afirmou que devido ao centenário da imigração, comemorado em 2008, um movimento de valorização da cultura japonesa foi iniciado e que hoje existem muitos japoneses chegando ao Brasil e também empresas japonesas. O que demonstra que “o Japão observa o Brasil como um país do futuro”.

Para o Vereador Kioshi “foi uma visita rápida, objetiva, prática e muito produtiva onde apresentamos a colônia japonesa de Mairinque”. Contato com o Vereador: kioshi.hirakawa@ig.com.br Tel 4708-2910 Ramal  229