19 de novembro de 2018

Vereador Jorginho da Esperança em solenidade no Palácio dos Bandeirantes
04/10/2011

Fonte - Assessoria de Imprensa

Vereador Jorginho da Esperança participa de solenidade que marca a 1ª etapa do Programa Creche Escola

O presidente da Câmara de Mairinque, vereador Jorginho da Esperança (PMDB), juntamente com o prefeito de Sorocaba Vitor Lippi e o empresário mairinquense Michael Haradom (Fersol), participou na última segunda-feira (26/09), no Palácio dos Bandeirante, do lançamento oficial feito Governador Geraldo Alckmin da primeira etapa do Programa Creche Escola.
      A assinatura do decreto pelo Governador instituindo o programa oficializa a colaboração entre o Estado de São Paulo e os municípios, visando a ampliação do atendimento às crianças na Educação Infantil. Na prática será uma parceria entre as secretarias estaduais da Educação e do Desenvolvimento Social com as prefeituras, que prevê investimentos de cerca de 1 bilhão de reais até 2014, para mil creches de 160 cidades, selecionadas com base em critérios de vulnerabilidade social estabelecidos pela Fundação Seade.
     De acordo com a avaliação do Governador Alckmin, “creche é uma necessidade urgente, pois há faltas de vagas e milhares de mães que precisam trabalhar, muitas vezes são impedidas por conta disso. E toda a criança pequena merece cuidado, atenção, alimentação na hora certa, pessoas preparadas para cuidá-la e tudo mais. Com esse programa a sociabilidade, o ensino infantil e o aprendizado para o ensino fundamental irão melhorar com toda certeza”, disse.
     Para participar do programa as prefeituras deverão manifestar interesse junto à Secretaria do Desenvolvimento Social, que fará a seleção baseada em critérios de vulnerabilidade social. Depois disso é celebrado o convênio com a Secretaria de Educação. Os recursos repassados pelo governo deverão ser utilizados em despesas de investimento, ou seja, em obras e material permanente. Caberá às prefeituras a responsabilidade pelas despesas de custeio e manutenção das creches, como folha de pagamento, água, energia elétrica etc.
     O programa propõe 3 modelos de creches que foram projetados objetivando minimizar os custos de construção e manutenção. São edifícios térreos, com todos os ambientes necessários ao atendimento das crianças, tais como: berçário, sala de atividades, fraldário, lactário, cozinha, refeitório etc.
     Falando à nossa reportagem, o vereador Jorginho da Esperança frisou que este programa precisa chegar em Mairinque, tendo em vista o grau de necessidade deste tipo de serviço em nossa comunidade. “Somos um município ancorado na atividade industrial, e é óbvio que muitas mães querem e precisam trabalhar, só que infelizmente as vagas nas creches de Mairinque são disputadíssimas e muitas crianças acabam ficando de fora. Precisamos de mais creches, pois elas são a garantia para as crianças da primeira infância receberem o melhor tratamento possível enquanto suas mães saem para garantir o sustento da família”, relatou o parlamentar.
     Jorginho ainda mencionou a palestra ministrada recentemente na Câmara de Mairinque, onde o Dr. João Augusto Figueiró, do Instituto Zero a Seis, descreveu com riqueza de detalhes o quanto estamos defasados e o muito que temos que melhorar no atendimento à primeira infância. “O Programa Creche Escola vem preencher, com toda certeza, uma lacuna nesta área, por isso é fundamental Mairinque ter acesso à esses recursos”, concluiu.