Câmara Municipal de Mairinque

Estado de São Paulo

19 de novembro de 2018

Jornal da Câmara

voltar

Matérias dos Vereadores

Vereador Jorginho da Esperança em solenidade no Palácio dos Bandeirantes
04/10/2011

Fonte - Assessoria de Imprensa

 

Vereador Jorginho da Esperança participa de solenidade que marca a 1ª etapa do Programa Creche Escola
 
     O presidente da Câmara de Mairinque, vereador Jorginho da Esperança (PMDB), juntamente com o prefeito de Sorocaba Vitor Lippi e o empresário mairinquense Michael Haradom (Fersol), participou na última segunda-feira (26/09), no Palácio dos Bandeirante, do lançamento oficial feito Governador Geraldo Alckmin da primeira etapa do Programa Creche Escola.
      A assinatura do decreto pelo Governador instituindo o programa oficializa a colaboração entre o Estado de São Paulo e os municípios, visando a ampliação do atendimento às crianças na Educação Infantil. Na prática será uma parceria entre as secretarias estaduais da Educação e do Desenvolvimento Social com as prefeituras, que prevê investimentos de cerca de 1 bilhão de reais até 2014, para mil creches de 160 cidades, selecionadas com base em critérios de vulnerabilidade social estabelecidos pela Fundação Seade.
     De acordo com a avaliação do Governador Alckmin, “creche é uma necessidade urgente, pois há faltas de vagas e milhares de mães que precisam trabalhar, muitas vezes são impedidas por conta disso. E toda a criança pequena merece cuidado, atenção, alimentação na hora certa, pessoas preparadas para cuidá-la e tudo mais. Com esse programa a sociabilidade, o ensino infantil e o aprendizado para o ensino fundamental irão melhorar com toda certeza”, disse.
     Para participar do programa as prefeituras deverão manifestar interesse junto à Secretaria do Desenvolvimento Social, que fará a seleção baseada em critérios de vulnerabilidade social. Depois disso é celebrado o convênio com a Secretaria de Educação. Os recursos repassados pelo governo deverão ser utilizados em despesas de investimento, ou seja, em obras e material permanente. Caberá às prefeituras a responsabilidade pelas despesas de custeio e manutenção das creches, como folha de pagamento, água, energia elétrica etc.
     O programa propõe 3 modelos de creches que foram projetados objetivando minimizar os custos de construção e manutenção. São edifícios térreos, com todos os ambientes necessários ao atendimento das crianças, tais como: berçário, sala de atividades, fraldário, lactário, cozinha, refeitório etc.
     Falando à nossa reportagem, o vereador Jorginho da Esperança frisou que este programa precisa chegar em Mairinque, tendo em vista o grau de necessidade deste tipo de serviço em nossa comunidade. “Somos um município ancorado na atividade industrial, e é óbvio que muitas mães querem e precisam trabalhar, só que infelizmente as vagas nas creches de Mairinque são disputadíssimas e muitas crianças acabam ficando de fora. Precisamos de mais creches, pois elas são a garantia para as crianças da primeira infância receberem o melhor tratamento possível enquanto suas mães saem para garantir o sustento da família”, relatou o parlamentar.
     Jorginho ainda mencionou a palestra ministrada recentemente na Câmara de Mairinque, onde o Dr. João Augusto Figueiró, do Instituto Zero a Seis, descreveu com riqueza de detalhes o quanto estamos defasados e o muito que temos que melhorar no atendimento à primeira infância. “O Programa Creche Escola vem preencher, com toda certeza, uma lacuna nesta área, por isso é fundamental Mairinque ter acesso à esses recursos”, concluiu.

HORÁRIO DE EXPEDIENTE Segunda a sexta-feira das 8h às 17h30 exceto nos feriados e pontos facultativos
HORÁRIO DE PROTOCOLO Segunda a sexta-feira das 11h às 16h exceto nos feriados e pontos facultativos
SESSÕES ORDINÁRIAS Segundas com início às 18h exceto nos feriados e pontos facultativos

Avenida Dr. Gaspar Ricardo Júnior, 185 - Centro - Mairinque-SP - Cep: 18120-000
Tel.: 11 4708-2910 | 4708-4211 | 4718-4764 | 4718-4690
Copyright©2016 Câmara Municipal de Mairinque - Todos os direitos reservados
Produzido por Olé Web Comunicação