19 de novembro de 2018

Vereadora Déia participou de conferência sobre assistencia social
08/08/2011

Fonte - Assessoria Parlamentar

RESUMO DOS PRINCIPAIS TEMAS TRATADOS DURANTE A 5ª  CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Seguindo para o fortalecimento da democracia essa é  a fase anterior das Conferências Estadual  e Nacional da Assistência Social que acontecerá nos  próximos  meses. As conferências acontecem a cada 2 anos e é uma oportunidade  para  se entender a dimensão dos  problemas, ouvir quem trabalha   na área, as dificuldades, as potencialidades e  traçar metas para o município cumprir até a próxima conferência.
Evidentemente que os assuntos de maior interesse são sempre os locais, mas os temas estaduais e nacionais podem e devem ser  tratados  com o mesmo nível de interesse. Esse é o desafio para a construção do S.U.A.S. (Sistema Único da Assistência Social) voltado ao atendimento da comunidade.
     Delegados representando as partes do sistema, ou seja: usuários (cidadãos), conselheiros, prefeitura e entidades, serão eleitos durante a conferência para representarem o município e levarem as decisões aprovadas  pela plenária.
     Foi proposto um tema geral: Avançando na consolidação do sistema único social. Com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, programas e projetos e benefícios; e a partir dele, os grupos  discutiriam e proporiam sobre:
     1. Estratégias para estruturação da gestão do trabalho no SUAS;
     2. Reordenamento e qualificação dos serviços assistenciais
     3. Fortalecimento e Participação do controle social e
     4. Centralidade do S.U.A.S. na Erradicação da extrema pobreza no Brasil.

Uma das prioridades da presidenta Dilma é o combate  a pobreza. Assim sendo, a conferência é uma importante oportunidade para que técnicos, gestores, cidadãos e cidadãs, tratem da assistência social como instrumento para vencer os problemas.
     É  no município que as pessoas estão. E propositalmente digo estão e não moram, porque a falta de  moradia  é  um dos  problemas sociais mais sérios que existem. Inclusive para atingir as metas foi lançada a busca ativa para  se chegar até as pessoas  que  estão em situação de  pobreza ou que tenham outros problemas.