18 de novembro de 2018

Vereadora está na luta contra a violência doméstica que atinge as mulheres
13/09/2010

Fonte - Assessoria da vereadora

O curso Promotoras Legais Populares, em  Mairinque (agora em seu 5º ano consecutivo), propõe, dentre suas várias atividades, o exercício da cidadania. Nesse curso, as mulheres aprendem leis e ações políticas que podem favorecer os direitos das mulheres e a luta contra a violência doméstica. Para a vereadora Deia (PT), que tem apoiado o curso PLPs, os últimos dados  de violência doméstica contra a mulher têm sido alarmantes informando que segundo a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), os relatos de ameaça e a não dependência financeira de seus agressores são os principais destaques do perfil desse tipo de violência. *De janeiro a junho de 2010, foram registrados 343.063 atendimentos onde as ameaças foram observadas em 8.913 situações e dos telefonemas recebidos 14,7% apontam que a violência foi praticada por ex-namorado ou ex-companheiro, 57,9% estão casadas ou em união estável e em 72,1% dos casos, as mulheres relatam que vivem com o agressor. Alarmante também é o número de casos onde as mulheres dizem correr risco de morte que chega a  50,3%.

E, para ajudar a resolver o problema da violência, existem centenas de serviços especializados de atendimento às mulheres como Casas-abrigo, Centros de Referência, etc. Em Mairinque, as mulheres podem contar com o curso PLP, o qual tem como projeto favorecer os seus direitos e a luta contra a violência doméstica, além do fato de possibilitar que organizem ações de fiscalização e propostas de políticas públicas para as mulheres. “Neste mês de agosto, as mulheres (PLP) participaram de uma palestra com a promotora de justiça Dra. Eliane Vendramini e com Graziela Aquaviva, da Casa Eliane de Gramont, que existe há 11 anos em São Paulo, e atende mulheres vítimas de violência”, completa a vereadora.

* Dados do Serviço Ligue 180