Câmara Municipal de Mairinque

Estado de São Paulo

16 de novembro de 2018

Jornal da Câmara

voltar

Matérias dos Vereadores

Meio Ambiente e Lixo Ecológico são preocupações do vereador Jorginho da Esperança
02/06/2010

Fonte - Assessoria do vereador

Esse é um assunto e uma preocupação socioambiental que o vereador Jorginho da Esperança tem e que cresce a cada dia no mundo contemporâneo. O que era objeto de tecnologia de ponta e orgulho das principais nações do mundo passa a ser um problema, torna-se obsoleto em poucos anos e, em alguns anos,  até meses.

O vereador pesquisou e estudou alguns números que são, de fato, impressionantes. No Brasil, já são mais de 100 milhões de aparelhos celulares, e o tempo médio para troca é de menos de dois anos. Troca-se de celular hoje como se troca de roupa.
Existem, hoje, 33 milhões de unidades de computadores espalhadas pelo Brasil. Isso é bom, as pessoas têm acesso à rede, à informática.
Para onde vai toda esta sucata eletrônica? Esta preocupação socioambiental proveniente do lixo tecnológico não é uma prerrogativa apenas do vereador Jorginho da Esperança, mas também dos demais pares do legislativo municipal.
Preocupado com a destinação desse lixo tecnológico, o vereador Jorginho da Esperança, fez Emenda para aprimorar o Projeto de Lei 02/2010-L. Nesta Emenda, o vereador Jorginho da Esperança institui lista de equipamentos que se transformação em lixo nocivo ao meio ambiente, estabelece multas e sanções sérias a quem descumprir a lei, normas e prazos para destinação dos resíduos e define os locais e tipos de recipientes para essa coleta.
É importante ressaltar a implantação gradual de um processo como esse. Há muitas empresas que têm medo de terem de tomar atitudes que não estavam previstas em seus orçamentos ou mesmo no fluxo da coleta do lixo em Mairinque, mas o vereador Jorginho da Esperança quer dar prazo para que isso aconteça, pois da forma como está é que não pode ficar. O lixo eletrônico precisa ser tratado com responsabilidade, e a Câmara Municipal está dando o exemplo na medida que discute com toda a seriedade esse assunto.

HORÁRIO DE EXPEDIENTE Segunda a sexta-feira das 8h às 17h30 exceto nos feriados e pontos facultativos
HORÁRIO DE PROTOCOLO Segunda a sexta-feira das 11h às 16h exceto nos feriados e pontos facultativos
SESSÕES ORDINÁRIAS Segundas com início às 18h exceto nos feriados e pontos facultativos

Avenida Dr. Gaspar Ricardo Júnior, 185 - Centro - Mairinque-SP - Cep: 18120-000
Tel.: 11 4708-2910 | 4708-4211 | 4718-4764 | 4718-4690
Copyright©2016 Câmara Municipal de Mairinque - Todos os direitos reservados
Produzido por Olé Web Comunicação