Câmara Municipal de Mairinque

Estado de São Paulo

16 de novembro de 2018

Jornal da Câmara

voltar

Matérias dos Vereadores

Audiência Pública sobre Escola Técnica é discutida na Câmara
31/05/2010

Fonte - Ass. Imprensa

As escolas técnicas ETEC Mairinque e o IFSP – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Roque, já estão em pleno funcionamento e oferecendo excelentes cursos técnicos de nível médio, todos gratuitos. Atualmente são  354 unidades, IFSP, de ensino sendo que a unidade de São Roque está em atividade desde 2008. No  país todo são 500 mil vagas gratuitas, um salto se considerarmos desde 1909, data em que foram criadas  as primeiras 19 unidades, pelo presidente Nilo Peçanha, atingindo 140 unidades nos seus 94 anos; em 2003, quando se iniciou a expansão, nos oito anos do presidente Lula, foi feita a entrega de mais 214 unidades.

Os cursos
Os Cursos de ensino médio são integrados ao técnico, licenciaturas (cursos superiores) e com possibilidades de  bacharelados, tecnológicos, especializações, mestrados e  doutorados.
O IFSP São Roque está oferecendo cursos, na modalidade ensino médio, em Agronegócio e Agroindústria, além de Licenciatura em Biologia com uma boa notícia:  haverá área de pesquisa. Estas, através dos Grupos de Estudos em Hidroponia e Agroecologia. O IFSP também já disponibiliza cursos de curta duração: redação para o ENEM e AutoCAD. Os cursos supeirores que estão sendo programados serão os tecnólogos em gestão ambiental.
O diferencial é que os IFSP assumem o compromisso de intervenção em suas respectivas regiões identificando problemas e criando soluções tecnológicas para o desenvolvimento sustentável, com inclusão digital.
Através da Lei federal Nº 11.892, de 2008, o presidente Lula alterou a Lei de criação das escolas técnicas e, com isso, a Rede Federal de Educação é inovadora em termos de  proposta político-pedagógica e educação profissional e  tecnológica.

ETEC Mairinque
Em Mairinque a ETEC foi apresentada pelo seu diretor professor Divanil Urbano, acompanhado da Coordenadora da ETEC Mairinque, a sra. Rita, em Evento ocorrido no último dia 21 de maio, às 17 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Mairinque, e que contou com a população. A ETEC funciona em espaço doado pela Prefeitura Municipal de Mairinque e oferece os cursos de Contabilidade, Logística e Cozinha, a partir do segundo semestre do presente ano. “Os perfis da ETEC Mairinque se encaixam perfeitamente nas condições de progresso de Mairinque e Região, pois os técnicos formados poderão atender de forma coesa, o perfil industrial, comercial, etc. buscando maior progresso e desenvolvimento para nossas cidades, sendo isso ma premissa do Centro Paula Souza”, explica o Diretor.
No dia da Palestra, os presentes fizeram muitas perguntas e a professora Iara Bernardi focou na questão da possibilidade de futuramente os alunos que acessam o primeiro ano do segundo grau poderem iniciar os estudos já nas escolas técnicas. Hoje, para ingressar, é necessário estar cursando o 2º ano do Ensino Médio.
“Nossas comunidades foram atendidas no quesito escolas técnicas e nossos estudantes poderão ter melhores oportunidades estudando em escolas gratuitas”, afirma a vereadora Déia (PT),  presidente da comissão de meio ambiente da Câmara Municipal de Mairinque, que finaliza dizendo que novos encontros precisam acontecer para que cada vez mais haja interação com a comunidade.
 

HORÁRIO DE EXPEDIENTE Segunda a sexta-feira das 8h às 17h30 exceto nos feriados e pontos facultativos
HORÁRIO DE PROTOCOLO Segunda a sexta-feira das 11h às 16h exceto nos feriados e pontos facultativos
SESSÕES ORDINÁRIAS Segundas com início às 18h exceto nos feriados e pontos facultativos

Avenida Dr. Gaspar Ricardo Júnior, 185 - Centro - Mairinque-SP - Cep: 18120-000
Tel.: 11 4708-2910 | 4708-4211 | 4718-4764 | 4718-4690
Copyright©2016 Câmara Municipal de Mairinque - Todos os direitos reservados
Produzido por Olé Web Comunicação